Representantes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) firmaram compromisso com a prefeitura de Macaíba para iniciar ações de sensibilização ambiental junto às comunidades que receberão obras de ampliação do abastecimento de água e a segunda fase do esgotamento sanitário da cidade. Em reunião ocorrida, na tarde de quinta-feira (25), com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Pedro Galvão, da secretária de Assistência Social, Dayse Rosane de Medeiros, o secretário de Cultura, Marcelo Augusto, além de representantes das secretarias municipais de Educação e de Saúde de Macaíba, todos se comprometeram a apoiar o desenvolvimento de ações para explicar aos macaibenses, antes das obras iniciarem, os benefícios que elas trarão para a população.
A reunião contou também com a presença de representante da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), órgão responsável pelo apoio ao projeto de educação ambiental, em Macaíba, e outros municípios que serão beneficiados com obras de esgotamento e ampliação de abastecimento de água.
A assistente social da Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente da Caern, Roberta de Medeiros Falcão, apresentou durante a reunião o projeto socioambiental que será adotado junto à comunidade. Todo o material informativo, entre eles cartilha, livros de colorir e Cds, já estão prontos para o início do trabalho.
Públicos-alvos importantes para o desenvolvimento do trabalho deverão ser conscientizados com apoio das secretarias municipais. Entre eles, os líderes comunitários, agentes comunitários de saúde e os adolescentes do Pró-Jovem e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Eles servirão de multiplicadores junto à comunidade.
A expansão do sistema de abastecimento de água de Macaíba será iniciada em breve e terá um investimento de R$ 2,5 milhões, atendendo todos os bairros da cidade, através de 9 mil ligações domiciliares. A Caern também vai inciar a segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário do município. Ao final serão implantados 26 quilômetros de rede coletora de esgotos e 5 mil ramais prediais, atendendo a 47 mil pessoas.
Fonte: Tribuna do Norte