O hospital de referência Giselda Trigueiro confirmou nesta quarta-feira (19) que o preso Gilson Leandro da Silva, detido na delegacia de Macaíba, está com gripe suína. Segundo o delegado Frank Albuquerque, Gilson passou mal com os sintomas da gripe neste sábado (15) e desde então permanece internado no hospital.Gilson ficava preso em uma cela com mais 11 pessoas. "Os presos que estavam com eles estão apresentando sintomas da gripe, estamos preocupados". Frank informou que já enviou ofícios para a Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba e para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), mas até agora nenhuma providência foi tomada.
"Mandei ofícios também para a prefeitura e para o juiz Valter Flor informando do caso", disse. Devido a superlotação de presos na delegacia e a falta de higiene dos detentos a possibilidade de contágio é alta. "Nossa delegacia tem capacidade para, no máximo, 24 presos. Temos 55. As condições de higiene são precárias".
Outra preocupação do delegado é quanto a família dos presos. Houve uma visita na última sexta-feira (14) e é possível que Gilson tenha contaminado outras pessoas. Desde sábado as visitas na D.P de Macaíba foram suspensas. Além disso, os agentes civis tem contato diário com os presos o que pode tornar dramática a situação. "Os policiais aqui já estão usando máscara".
Fonte: redação do DIARIODENATAL.COM.BR