>>> Bolsa do Boi será lançada

Com o intuito de estabelecer um preço médio para a negociação de animais no Rio Grande do Norte, será lançada a Bolsa do Boi no estado, através do primeiro Leilão da Integração. O evento ocorrerá no próximo dia 5 de junho, às 18h, no parque Otaviano Pessoa, em Macaíba, e a organização pretende promover leilões mensais até dezembro. De acordo com o organizador da Bolsa e do leilão, Luiz Soares, não há uma previsão de quantos animais serão negociados ou de quanto deve ser movimentado com o evento, por esta ser a primeira iniciativa a ser realizada no estado.


Luiz Soares diz que a Bolsa será uma forma de organizar a comercialização do setor primário, tendo início com um leilão de bovinos e devendo incluir caprinos, ovinos, equinos, máquinas e implementos agrícolas, nas edições dos meses seguintes. “Criamos a Bolsa para oferecer uma nova opção de negócios aos produtores do RN. Com os leilões regulares, teremos também a possibilidade de estabelecer um valor médio para o animal dentro do estado”.

O organizador chama a atenção para o fato de os leilões promovidos no RN estarem, normalmente, ligados a exposições agropecuárias e esta ser a primeira vez em que o evento principal será o pregão. De acordo com ele, o calendário do parque já tem leilões previstos até dezembro. “Serão leilões mistos, de caprinos, ovinos e bovinos; assim como também especializados, de cavalos da raça Quarto de Milha, por exemplo”.

Para que seus animais participem da negociação, os criadores devem levá-los ao Parque Otaviano Pessoa nos dias 3 e 4 de junho. Nesses dias, os animais serão analisados por veterinários, a fim de garantir um bom padrão para aqueles aptos a serem comercializados, além de ser feito um cadastro, com informações sobre a origem do animal e do criador.