>> NATAL RECEBE PRIMEIRO FÓRUM SOBRE POLÍCIA COMUNITÁRIA

Evento é destinado aos integrantes das forças policiais e a comunidade

“I Fórum Sobre Polícia Comunitária da Região Metropolitana”. O evento, realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, será aberto às 08h e segue durante todo o dia desta quarta-feira (21).

O primeiro palestrante será Theodomiro Dias Neto, membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e autor dos livros “Policiamento Comunitário e Controle sobre a Polícia: a experiência norte-americana” e “Segurança urbana: o modelo da nova prevenção”.

A palestra de abertura tem como tema a “Polícia Comunitária”. O evento é destinado aos integrantes das forças policiais e a comunidade.

O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada, coronel Araújo Lima, explica que a Polícia Comunitária é uma filosofia de policiamento que ganhou força em diversos países da América do Norte e da Europa Ocidental, quando as polícias começaram a promover uma série de inovações na sua estrutura e funcionamento e na forma de lidar com o problema da criminalidade.

Em Natal, existem 24 bases de Polícia Comunitária. A Secretaria está reestruturando esse modelo de policiamento investindo R$ 3,8 milhões na reforma das instalações e aquisição de equipamentos e viaturas. Quatro inovações são consideradas essenciais para o desenvolvimento do policiamento comunitário.

“A organização de prevenção do crime tendo como base a comunidade; a reorientação das atividades de policiamento para enfatizar os serviços não emergenciais e para organizar e mobilizar a comunidade para participar da prevenção do crime; a descentralização do comando de polícia por áreas; e a participação de pessoas civis, não policiais, no planejamento, execução, monitoramento e/ou avaliação das atividades de policiamento”, explicou.

“A implementação da polícia comunitária aconteceu em Natal no ano de 2001, tendo sido bem aceito devido ao bom trabalho realizado pelos policiais no combate e prevenção da criminalidade dentro dos bairros. Apesar de já existir a bastante tempo em nosso estado, este tipo de programa não foi implementado em nenhum momento no município de Macaíba, cidade esta conhecida pelos altos índices de criminalidade. Se este tipo de programa fosse implementado no município iria beneficiar toda a sociedade e principalmente a nossa cidade". CABO HERONIDES