>> ZPE DE MACAÍBA

A ZPE de Macaíba será erguida às margens da BR 304, em um terreno de cerca de 170 hectares, próximo ao local onde será erguido o Centro Administrativo de Macaíba e ao Instituto Internacional de Neurociências de Natal. “Haverá espaço para a instalação de aproximadamente 90 indústrias e a construção será feita em duas etapas. Isso é uma maneira de diminuir os custos de construção e interessar mais empresas, que verão já a metade desse total funcionando”, detalha o presidente da Fiern, Flávio Azevedo.

De acordo com ele, os próximos passos são realizar uma licitação para decidir qual empresa irá gerir a ZPE. Essa empresa, que irá operar no regime de concessão onerosa, deverá erguer a infraestrutura básica no local e atrair as indústrias. Seguindo todos os trâmites necessários e considerando que não haverá atrasos, o presidente da Fiern estima que o equipamento estará pronto para operar em pouco mais de um ano. “O tempo de instalação é relativamente curto, já que será um terreno com a estrutura básica e quem irá construir o prédio para operar será a própria indústria. O grande desafio será atrair as indústrias para ocupá-la. E não podemos ter uma ZPE pronta para operar, sem indústrias interessadas em ir para o local”, completa Azevedo.

O que é uma ZPE?

A ZPE é um distrito industrial cujas empresas recebem tratamento fiscal, cambial e administrativo diferenciado e precisam exportar pelo menos 80% de sua produção. O modelo existe em vários países e é considerado um polo de desenvolvimento regional, de industrialização e geração de empregos e renda.

Apesar de ter como principal finalidade atrair investimentos estrangeiros, também fortalecem o mercado interno, já que deixam as empresas nacionais em igualdade de condições com os concorrentes de outros países.