>> DEBATE BAND/DIÁRIO DE NATAL ENTRE GOVERNADORÁVEIS É HOJE

Esta é a primeira vez que os candidatos ao governo se enfrentam e debatem propostas nesta campanha.

O primeiro confronto dos candidatos ao governo do Rio Grande do Norte acontece hoje à noite. Os cinco concorrentes com representação na Câmara dos Deputados - governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), senadora Rosalba Ciarlini (DEM), ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), Sandro Pimentel (PSOL) e Roberto Ronconi (PTC) - se encontram, a partir das 22h, no Debate Band/Diário de Natal. O programa, mediado pelo jornalista Luciano Júnior, será transmitido ao vivo pelos canais da Band (TV aberta - canal 03/TV a Cabo - canal 16), pela Rádio Club AM 1270 e o DN Online fará transmissão em tempo real. Além de responderem a perguntas entre si, os candidatos ao governo responderão a cinco questões feitas por dois jornalistas, sendo um da Band e outro do Diário. Em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Band realiza debates entre os governadoráveis simultaneamente aorealizado em Natal.

A expectativa dos três candidatos melhor colocados nas pesquisas eleitorais, feitas até o momento, é de que o debate seja uma oportunidade para apresentar suas propostas para o eleitor. Dentre os participantes, apenas Sandro Pimentel prometeu que, além de apresentar suas propostas, pretende mostrar "os pontos fracos" dos seus concorrentes. "Eu vou colocar o dedo na ferida", disse Sandro.

O governador Iberê Ferreira afirmou que vai aproveitar o debate para a apresentar, "de forma responsável e propositiva" os seus projetos. "Vamos mostrar as nossas propostas, mostrar o que nós temos feito, em parceria com o governo de Lula e tudo o que ainda vamos realizar junto com o governo de Dilma", comentou.

O ex-prefeito Carlos Eduardo espera que o debate seja propositivo. "A expectativa é muito boa para que sejam apresentadas muitas boas ideias para os potiguares e que o debate seja respeitoso e civilizado. Espero que a população do Rio Grande do Norte possa tirar bom proveito do que for apresentadodurante o debate e que o encontro sirva para esclarecer o eleitor para que possa fazer uma boa escolha", afirmou Carlos.

A senadora Rosalba Ciarlini disse que o Debate Band/Diário de Natal vem sendo bastante aguardado pelo eleitor por ser uma ótima oportunidade para o confronto de ideias. "Vou estimulada a apresentar o projeto da coligação da A Força da União que quer fazer o RN acontecer. Levo para o debate o sentimento das ruas e o que estou ouvindo da população que não deseja mais o estado na lanterninha da educação, com um sistema de saúde ineficiente e a segurança pública completamente desestruturada. Vamos demonstrar que temos propostas e soluções para esses problemas", disse Rosalba Ciarlini.

Fonte: Diário de Natal