>> CAMPANHA PARA ESQUIMÓ NENHUM BOTAR DEFEITO

Por Rômulo Estanrley

O que está havendo com esta eleição? Este é o questionamento que todo mundo está fazendo nas rodas de conversas políticas em Macaíba. Para a maioria, o fato de o eleitor estar apático com o processo eleitoral 2010 explica-se pelo fato da “misturada” de candidatos. Ou seja, do quesito “paixão” ter sido atropelado em nome da “união pelo desenvolvimento”. Na capital potiguar, se conta nos dedos o número de carros adesivados. Está faltando engajamento do eleitor por seus candidatos – se é que não irá aumentar o número de abstinências e votos nulos neste processo! O fato é que o eleitor encontra-se anestesiado, frio ou mais perdido que cego em tiroteio com candidatos apoiando uns, num canto, e outros, em lugares diferentes. Aí, vem a pergunta: e como fica a questão da fidelidade partidária? Só aí percebemos o quanto urge a necessidade de uma reforma política séria no Brasil. O povo precisa entender que as leis não são criadas pelo Poder Judiciário, mas pelo Poder Legislativo (leiam-se senadores, deputados federais, deputados estaduais, vereadores. Em suma, os políticos). A Justiça apenas cumpre o que está no papel, que por sua vez foi colocado ali por pessoas que só se preocupam em se beneficiar. Por outro lado, mesmo sendo um ano eleitoral, saímos há pouco tempo de uma Copa do Mundo e tomamos um banho exagerado de exposição na mídia do Caso Bruno e companhia. A política, que já não é levada a sério pelo povo brasileiro, ficou, como sempre, em segundo plano. Há quem aposte que o eleitor ainda irá se envolver na campanha, após o horário eleitoral gratuito, que iniciou no último dia 17. Mas, que a campanha está fria, está!

EMPENHADOS
Dos poucos grupos que estão fazendo campanha em Macaíba, destaque para o da prefeita Marília Dias (PM DB), que apóia Dilma, Iberê, Garibaldi e Agripino, Henrique Alves e Ezequiel Ferreira; Odilon Benício, com Dibson Nasser (PSD B), ex-prefeito Fernando Cu nha, que trabalha para e le ger Serra (supostamente), Rosalba, Jajá e Gari, Fábio Faria e Ricardo Motta; o do PT, com Dilma, Iberê, Hugo Manso e Wilma de Faria, Fátima Bezerra e Geraldão, Glauco e Mineiro; vereador Eduardo Santos, o Rôdo, com Dilma, Carlos Eduar do, Wilma e Gari, João Maia e Kelps Lima; ex-prefeito Luizinho, vereadores Thomás Sena e Francisco Maia, com Miguel Weber, para deputado estadual.

DE BRAÇOS CRUZADOS
Um analista da cena política atentou que os vereadores ainda não entraram na campanha em Macaíba. Do sistema situacionista municipal, “a prefeita Marília Dias está praticamente carregando sozinha a campanha de Iberê e Ezequiel nas costas”. A exceção é dos vereadores Thomás Sena, Eduardo Rôdo e Francisco Maia, que hoje se encontram na oposição, cada um com seus candidatos.

O RN CONTRA MOSSORÓ
O Senadinho de Chico Brotinho, em Macaíba, é um espaço saudável onde pessoas que gostam de discutir política se encontram todos os dias para trocar e debater idéias sobre o mundo dinâmico da política. Sobre os recentes resultados das pesquisas para governador do RN, um dos presentes comentou, dia 16, que se fosse o governador I be rê Ferreira de Souza, es queceria Mossoró e se concentraria nas demais cidades do Estado. “Eu faria uma campanha do RN contra Mossoró, pois não adianta fazer campanha numa cidade que é dominada pelos Rosado. Sempre haverá os 15% que votam contra eles”, observou.

“SEU” NOBRE
As figuras populares que fizeram a história da cidade estão desaparecendo. E, aos poucos, nos damos conta de que a velha, folclórica e agradável Macaíba vem dando lugar para rostos novos, estranhos e dando as boas vindas ao duvidoso e aguardado progresso. O comércio, principal atividade econômica da cidade, ficou mais pobre, dia 12, com o falecimento do se­nhor Manuel Nobre Pinhei ro (“seu” Nobre), de 87 a nos, devido à falência múltipla dos órgãos. Filho do casal comerciante Lucas Pi nheiro Borges e Maria Nila Pinheiro, nasceu em Bana­neiras/PB, no dia 22 de outubro de 1922. Era o primeiro dos sete filhos do casal.

“SEU” NOBRE 2
Ainda criança, Nobre veio morar em Macaíba, onde, mais tarde, passou a negociar com o ramo de bebidas, cuja fábrica de enchimentos pertencia à sua irmã, Raimunda Pinheiro, que por sua vez havia herdado o ofício do pai. A fábrica ficava onde hoje se localiza uma peixaria. Em 1959, “seu” Nobre se casou com dona Júlia Pinheiro, com quem teve os filhos: Norbinha, Nila, Carlos Nobre, Nádja, Careca e Fátima. Em 2002, a CDL homenageou o casal Manoel Nobre e dona Júlia Pinheiro, pelos relevantes serviços prestados ao comércio local. A foto ao lado é uma pintura feita em homenagem ao velho comerciante pelo irmão Batista Pinheiro, em 2009. Além da esposa e filhos, “seu” Nobre deixou nove netos e três bisnetos.

COLISEU
Uma discussão entre os vereadores Aluízio Sílvio (PMDB) e Eduardo Santos, o Rôdo (PMN) marcou a sessão da Câmara Muni cipal do último dia 12. O impasse girou em torno da efetivação do projeto da Tri buna Popular, de autoria do ex-vereador João Marques Lino da Silva (PT). A Tri buna Popular é um instrumento em que a população tem direito de usar a tribuna do Poder Legislativo para expor os problemas das co munidades. Segundo infor­mações, Aluízio se mostrou contra a instalação do mecanismo nas sessões.

PROMOÇÃO DE LIVROS
Para quem gosta de uma boa literatura, eis uma dica: o Sebo Potiguar, localizado na Avenida Rio Branco, 784 - Cidade Alta, Natal, está com uma promoção e tanto. Está fazendo uma promoção de livros literários por apenas R$ 1,99. Além de livros, o Sebo Potiguar também vende CDs, DVDs e revistas em geral. Vale a pena conferir. Está dado o recado!

CAFÉ COM LIVROS
A Escola Estadual Alfredo Mesquita Filho promoveu, dias atrás, o evento cultural “Café com Livros”. Foi uma iniciativa da equipe gestora e das professoras de Língua Por tuguesa e Espanhol, Ira ni Paiva e Ge zilda Leocádio, respectivamente, que fizeram a abertura do evento falando os três idiomas trabalhados no estabelecimento, juntamente com Elayne Helke (inglês). Na ocasião, os alunos do Ensino Funda mental fizeram o lançamento dos seus livros (artesanalmente); e os do Ensino Mé dio destacaram as escolas li terárias da Euro pa e do Brasil. O diretor da 1ª Dired, José Fernandes da Silva, marcou presença.

Fonte: Potiguar Notícias