>> INVESTIGAÇÃO ATINGE SEIS MESES SEM CULPADOS

Quem matou os chineses Jin Warguai, 39, Zhon Maozlen, 36, Zhang Haiyan, 38 e Lixong Lin, 36 no dia 7 de fevereiro deste ano? E porque?. O crime que chocou o Rio Grande do Norte e que teve repercussão nacional, passados exatos seis meses parece ainda que não teve um resultado positivo por parte da polícia. Até hoje, os policiais que investigam o caso não deram nenhuma informação plausível de como estão as investigações. Na época surgiu a hipótese de policiais militares estarem ligados ao crime, porém, nada foi confirmado e até agora (pelo menos é o que se sabe) o caso está longe de ser solucionado. Apesar dos corpos terem sido encontrados em uma estrada carroçável, em Macaíba, por causa da complexidade, as investigações foram direcionadas à Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). A divisão é comandada pelo delegado Ronaldo Gomes. A reportagem da Tribuna do Norte tentou contato com Gomes, porém, sem êxito.

O delegado geral da Polícia Civil Elias Nobre informou ontem à tarde que o caso dos chineses continua sendo uma investigação complexa e que a polícia do Rio Grande do Norte está trabalhando em vários homicídios simultaneamente. Quanto à possibilidade de envolvimento de policiais no crime, o delegado disse que não descarta nenhuma possibilidade e que não pode dar detalhes do inquérito policial para não atrapalhar as investigações.

Questionado sobre um possível latrocínio (mata-se para roubar), Elias Nobre afirmou que não descarta essa possibilidade. “Eles foram fazer uma troca de moeda (euros para real) e podem ter sido atraídos para o local onde foram assassinados”.

As primeiras investigações levavam a polícia a acreditar que o alvo principal seria Jin Warguai, proprietário da empresa Gold Sol, localizada no bairro do Alecrim e dono da caminhonete Hilux (veículo encontrado no local do crime).

Pela forma em que os cadáveres foram localizados – de bruços – os assassinos teriam determinado que as vítimas se deitassem no chão, em fileira e, depois atiraram. Não houve tortura. Os corpos foram localizados em uma estrada carroçável, em Macaíba e estavam em estado de putrefação.

Segundo a polícia, o casal Zhang Haiyan e Lixong Lin estavam no local errado e na hora errada. Marido e mulher haviam pego uma carona com Jin Warguai e Zhon Maozlen. De acordo com a declaração de óbito de número 14844388-5 Lixong Lin foi morto com um tiro transfixante no crânio. A declaração de óbito de Zhang Haiyan, de número 148444387-7 mostra que a mulher morreu devido um ferimento penetrante na cabeça.

Através da declaração de número 14844385-0 foi possível observar que Jin Warguai foi executado com um tiro que transfixou o crânio. A declaração de óbito de Zhon Maozlen, 14844386-9 mostrou que a mulher foi assassinada com dois disparos, um penetrante e um transfixante na cabeça e costas.

Fonte: Tribuna do Norte