>> NOTÍCIAS DE MACAÍBA POR RÔMULO ESTANRLEY

ESCONDENDO-SE DE SEU PASSADO

Os tucanos estão mais perdidos nesta campanha do que carioca em tiroteio. Após sucessivos factóides fracassados, que visavam desestabilizar a candidatura de Dilma Rousseff (PT), o PSDB procura se esconder do seu passado (alguém aí, por acaso, já viu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pedir votos para José Serra no Horário Eleitoral Gratuito?). Aliás, o candidato Serra (ou senhor Burns – de Os Simpsons, para os humoristas) parece disposto a continuar utilizando a velha estratégia da política do medo, conforme ocorreu nas campanhas eleitorais passadas. Após o escândalo da Receita Federal e especulações acerca do suposto rateio de funções no governo entre os aliados, qual será a nova investida dos tucanos? Acontece que em oito anos do governo Lula o Brasil mudou, tem acesso a outras informações e não apenas da mídia, como a internet, além da situação econômica que nunca se viu no País. Por essa razão, o povo não se deixa levar por falsas especulações que venham meramente por motivações eleitorais. Segundo os institutos de pesquisas, a vitória de Dilma Rousseff está praticamente garantida. Desde que ela não cometa nenhuma falha, não haverá grandes mudanças significativas no cenário até o final da campanha. Por outro lado, é bem feito para Serra, um político que, à frente do Poder Executivo paulista, mandou a cavalaria para cima de estudantes e professores, gerando um vergonhoso conflito no campus onde algumas pessoas saíram feridas. Esta campanha está sendo a mais estranha da história. O Brasil vai bem economicamente; 30 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza e ascenderam à classe C; há inúmeras políticas públicas sendo desenvolvidas pelo governo Lula. Sinceramente, acho quase impossível convencer os eleitores indecisos, que geralmente definem o vencedor de uma eleição, que a candidata do presidente Lula não é a melhor opção. Assim como será uma tarefa hercúlea provar que o governo de José Serra em São Paulo foi bom, com o seu tratamento nada gentil com os grevistas da USP, professores, com o enfrentamento, em pleno Palácio dos Bandeirantes (sede do governo de São Paulo), das polícias civis e militares; das obras com uma série de erros e acidentes, como as do metrô, que abriram uma cratera e causaram a morte de sete pessoas; das bases de sustentação do Rodoanel que caíram, dos cálculos errados das estruturas desta obra, que exigirão o monitoramento se os ventos ultrapassarem 50 km/h, etc. O que se nota é que os coordenadores da campanha tucana estão dando mesmo é um tiro no pé. Enquanto isso, Lula segue tranqüilo com aprovação recorde na história do país e com prestígio internacional. Talvez isso explique o desespero da campanha tucana.

GALOPANDO VOTOS
O candidato a deputado estadual Miguel Weber (PV) está disposto a conquistar votos na sua cidade natal, Macaíba. Em seus discursos, nota-se o esforço que está fazendo para resgatar sua identidade com o povo pisa-na-fulô. Numa caminhada realizada no último dia 7, na comunidade do Alto da Raiz, falou da ansiedade de reencontrar um amigo de infância, de nome Erivaldo, com quem, segundo ele, andava de cavalo.

EMPENHO
O candidato a governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) tem motivos de sobra para comemorar a liderança de sua campanha em Macaíba. Na recente pesquisa da Start, obteve o bom resultado de 51,4%, contra os 37,1% de Rosalba Ciarlini (DEM). Já Carlos Eduardo, não pontuou. Nos meios políticos, esse resultado positivo para Iberê está sendo atribuído ao empenho da prefeita Marília Dias (PMDB), que vem se credenciando como liderança política na cidade. Independente do resultado das eleições em 3 de outubro no Estado, se os números da pesquisa se confirmarem, Marília sairá fortalecida para o processo eleitoral de 2012, quando possivelmente tentará sua reeleição ao cargo de chefe do Poder Executivo Municipal.

PROPAGANDA ELEITORAL
Desde o mês passado que a 5ª Zona Eleitoral vem realizando aos finais de semana plantões para fiscalizar a propaganda eleitoral, tendo em vista o histórico de infrações eleitorais cometidas em Macaíba, bem como do acirramento político no município.

APREENSÃO
Num plantão realizado no último dia 29 de agosto, servidores da 5ª Zona Eleitoral (em Macaíba) apreenderam três veículos e uma bicicleta por propaganda eleitoral irregular. Segundo informações, os automóveis participavam de uma carreata dos candidatos a deputado estadual Kelps Lima e deputado federal João Maia, ambos do PR. Já a bicicleta fazia divulgação da candidata a presidente Dilma Rousseff, de Iberê e do candidato a deputado estadual Clóvis Nunes (PcdoB). Os veículos e a bicicleta foram apreendidos por volta do meio-dia, quando passaram em frente ao Fórum Eleitoral de Macaíba, na Rua Ovídio Pereira da Costa, n.º 10, próximo ao Conjunto Caranguejo. Eles utilizaram alto-falantes e amplificadores de som, desrespeitando o limite de 200 metros de distância da sede de órgãos judiciais, conforme reza o artigo 39, da Lei nº 9.504/97. Para evitar a reiteração da conduta, o juiz eleitoral Valter Antônio Silva Flor Júnior determinou que os veículos e a bicicleta ficassem retidos no estacionamento do Cartório Eleitoral até o horário previsto para o fim da carreata. Eles foram liberados às 14h, com exceção da Kombi, de placas MOF-1088, que estava sem o documento e foi recolhida pelo Batalhão de Trânsito.

RABO DE PALHA NA RETA
As últimas pesquisas no RN apontam para o risco da reeleição do senador demoníaco José Agripino Maia (DEM). O fato é que alguns analistas políticos observam que será uma das campanhas mais acirradas para senador, tendo em vista que muitos dos concorrentes são ex-governadores que administraram o Estado por oito anos. É o caso do RN, que tem Garibaldi Alves, Wilma de Faria, ambos da base do governo Lula. No caso de Agripino, além dele ter feito oposição ferrenha a Lula, esteve mais distante do Estado.

RABO DE PALHA NA RETA 2
O resultado disso vem sendo as últimas pesquisas realizadas no RN, em que pontuam uma distância considerável entre Jajá e Wilma da segunda cadeira do Senado. É preciso que a Guerreira faça a missão quase impossível de garantir o segundo voto para Hugo Manso (PT), que é da sua coligação, ou outro candidato que não ameace a sua vaga. Assim, não haverá migração de votos para Garibaldi ou Agripino, o que poderá garantir o crescimento da ex-governadora.

CERIMONIAL E ASSESSORIA
A jovem empresária Patrícia Ricelle vem há mais de quatro anos prestando serviço de cerimonial e assessoria em Parnamirim e demais cidades da Região Metropolitana de Natal. Através da PR3 Cerimonial e Assessoria, ela faz atendimento a noivos, formandos e debutantes, com mestre de cerimônia, recepcionistas, coordenação, foto, filmagem, operador de multimídia e outros. Patrícia justifica que o objetivo da sua empresa é proporcionar tranqüilidade antes, durante e depois a quem irá promover algum evento. Contato da PR3 poderão ser feitos através dos telefone: (84) 8874-3977/9110-0293; e orkut: pr3cerimonial.assessoria@gmail.com.

WASHINGTON
O professor Washington Pires está empenhado em transferir votos para o deputado estadual Luiz Almir (PV) em Macaíba. Com uma pequena estrutura e muita determinação, ele espera ampliar a votação do deputado seresteiro.

Fonte: Potiguar Noticias