>> NOTÍCIAS DE MACAÍBA POR RÔMULO ESTANRLEY

OS HERDEIROS DA VELHA ARENA
A velha e surrada campanha dos grupos de direita sempre vem com os mesmos ingredientes. É a arcaica política do terror e da destruição. Foi assim desde a primeira eleição presidencial (de 1989), após a Ditadura Militar, contra o então candidato a presidente Lula, e agora mais uma vez, acreditem, esses grupos aprontaram de novo! Desta vez, com temas já resolvidos, como a regulamentação do aborto (assinada, inclusive, por José Serra em 1998, no Governo FHC) e questões relacionadas à união civil de pessoas do mesmo sexo, da qual o próprio candidato tucano declarou ser a favor, recentemente, na maior representante do PIG (Partido da Imprensa Golpista) – ou o chamado ninho de tucano. O fato é que alguns analistas políticos observam que isto pode ter contribuído para o recuo de Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas, gerando o segundo turno. A Polícia Federal apreendeu, por determinação da Justiça Eleitoral, cerca de 1 milhão de panfletos que pregam voto contra o PT devido à posição favorável à descriminalização do aborto. Uma investigação básica provou, de imediato, que a Editora Gráfica Pana Ltda. é de propriedade da empresária Arlety Satiko Kobayashi, irmã do coordenador de infra-estrutura da campanha tucana, Sérgio Kobayashi. Agora, a PF apura a suspeita de que a empresa pertence, de fato, a um integrante próximo ao presidenciável José Serra. As investigações estão sendo aprofundadas, mas não é errado dizer que não há nada de novo. Trata-se da velha forma de fazer campanha, dos herdeiros da velha Arena do regime ditatorial, que se transfigura de novo para enganar uma parte da população, desinformada e alheia às discussões políticas de nosso país. Este tipo de campanha só pode partir de quem não tem nenhum compromisso com a democracia e tampouco em querer discutir temas fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.

TUCANOS OU URUBUS?
Recentemente, os coordenadores da campanha serrista, enfileirada por Fernando Henrique Cardoso, se reuniram em Foz do Iguaçu, com grupos de empresários brasileiros e internacionais, com uma missão: a busca de dinheiro para o financiamento da campanha demo-tucana. A contrapartida? Dar continuidade ao projeto de privatizações iniciadas no governo FHC, executado por José Serra naquele período.

TUCANOS OU URUBUS? 2
Existem afirmações de que os alvos das privatizações seriam a Petrobras, Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que no período em que ocorreram as privatizações, a imprensa noticiava como o bom para o país. Ocorre que na maioria dos casos quem financiava a compra das estatais era o BNDES, banco estatal brasileiro, ou seja, não entrava moeda nova no país, o que contribuiu para o paupérrimo desempenho do governo FHC em superar as crises e garantir o fortalecimento do estado.

TUCANOS OU URUBUS? 3
A era das privatizações gerou os Programas de Demissões Voluntárias (PDEV’S), que pressionavam o pedido de demissão por parte dos funcionários das estatais, sob a promessa de que o governo subsidiaria seu empreendimento como autônomo, algo que nunca aconteceu e hoje os PDEV’s lutam na justiça para voltar as empresas.

TUCANOS OU URUBUS? 4
Portanto, os tucanos estão montando novamente o desejo de barrar a autonomia que o Brasil vem ganhando no governo Lula e continuar o empreguismo do nosso patrimônio a preço de banana. FHC é o principal coordenador do processo de recolonização do Brasil. Trata-se do operador das vendas em troca de apoio maciço para a eleição de José Serra.

TUCANOS OU URUBUS? 5
A ordem é entregar para não melhorar! Sobre este golpe branco aos brasileiros, o deputado federal Brizola Neto publicou em seu blog que o Hotel das Cataratas confirmou o evento em que ocorreu a reunião para a venda das empresas. Não há como negar. Centenas de hóspedes viram o agente norte-americano Fernando Henrique Cardoso circulando por suas dependências.

EMANCIPAÇÃO
O município de Macaíba estará comemorando 133 anos de emancipação política, nesta quarta-feira, dia 27. A Prefeitura está organizando uma programação: às 8h30, será celebrada uma missa em ação de graças na Igreja Matriz; e às 13h, será realizada uma parada festiva envolvendo todas as escolas privadas e públicas com atuação no município, além de instituições civis e militares.

CORRIDA AUGUSTO SEVERO
Para os que achavam que o evento foi passado batido este ano, vem aí a tradicional prova de pedestrianismo Augusto Severo, em sua 43ª versão. Será nesta sexta-feira, dia 29, às 9h. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Macaíba é quem realiza as inscrições. A corrida Augusto Severo foi criada pelo saudoso desportista José Félix, no longíquo ano de 1962. O evento fará parte das comemorações pelo aniversário de emancipação política do município, dia 27.

FALTA D’ÁGUA
O agente comunitário de saúde Francisco de Assis Vieira do Nascimento, morador do Conjunto Tavares de Lyra, reclama da falta d’água na sua comunidade há mais de 30 dias. Ele está articulando um abaixo-assinado para ser entregue ao Ministério Público no intuito de provocar uma audiência pública para solucionar o problema que aflige sua comunidade. Segundo Francisco de Assis, ele já se dirigiu várias vezes ao escritório local da Caern. Mas nada foi resolvido. Indignado com a inoperância da Caern, recorreu à Promotoria de Justiça.

PROJETO ANIMA
Visando criar um pólo de estudos e produção de animações e histórias em quadrinhos no Departamento de Comunicação Social da UFRN, o prof. Dr. Marcelo Bolshaw, com assessoria de Milena Azevedo, criou o Projeto Anima, que nos meses de outubro e novembro trará um ciclo de palestras, exibições e debates de animações na UFRN. Serão ao todo sete encontros (dois deles já foram realizados nos dias 13 e 20 de outubro). Os próximos serão neste dia 27 e nos dias 3, 17, 19 e 24 de novembro. O último dia será reservado para a divulgação da proposta do NEAHQ (Núcleo de Estudos sobre Animação e Histórias em Quadrinhos) com todos os participantes: alunos, professores, funcionários e a comunidade potiguar.

PROJETO ANIMA 2
O Projeto ANIMA é gratuito e aberto para quem gosta de cinema de animação e queira contribuir com idéias e sugestões para o NEAHQ. Todas as exibições de outubro serão realizadas no Auditório “C” do CCHLA, sempre às 19h.

Fonte: Potiguar Notícias