>> RECONSTITUIÇÃO DE CRIME É ADIADA

A reconstituição do duplo homicídio ocorrido em 2006 que teve como vítimas o advogado Ricardo Minoru Tominaga, de 39 anos, e o funcionário dele, Raimundo Nonato Vieira da Silva, vai ser remarcada para depois do julgamento do réu, Lindonjacson Barreto dos Santos, 25 anos. A reconstituição estava prevista para a manhã de ontem, no local do crime, em Macaíba, Grande Natal, mas o acusado pediu para não participar dela por acreditar que não há mais nada que ainda precise ser esclarecido: ele já confessou a autoria das mortes.

O duplo homicídio ocorreu no dia 11 de agosto de 2006, na zona rural de Macaíba. Os corpos do advogado, com três tiros no pescoço, e do funcionário dele, baleado duas vezes no peito e um na cabeça, foram encontrados dentro do Polo Classic, de Ricardo. “Na verdade, a reconstituição ocorreria a pedido do Ministério Público, para afastar a possibilidade de uma segunda pessoa ter participado do crime. Mas para a defesa, não resta dúvidas que ele agiu sozinho. E como o réu pediu para não participar dessa reconstituição, ela deve ser remarcada somente para depois do julgamento dele”, contou o advogado de Lindonjacson, Antônio Carlos de Souza.

O julgamento de Lindonjacson deve ocorrer, segundo a defesa, ainda neste ano. Ele foi preso pelo duplo homicídio no dia 22 de setembro, mas como não havia sido julgado até o dia 2 de dezembro do ano passado, mesmo já tendo confessado o crime, ganhou a liberdade novamente. “Lindonjacson ficou preso por mais de três anos sem ter sido condenado e, por isso, pedimos a liberação dele”, afirmou o advogado.

No depoimento prestado pelo réu à Justiça, ele confessou o crime e disse tê-lo cometido porque, tanto o advogado, quanto o funcionário dele, estavam ameaçando tirar um terreno que Lindonjacson possuía próximo à Lagoa do Bonfim e extorquindo dinheiro.