>> ENTREVISTA COM A COMPANHIA CULTURAL E TEATRAL INTERART

A Companhia Cultural e Teatral INTERART, formada por macaibenses, vem se destacando na cidade e sonhando em expandir seus horizontes. Confira a entrevista com os membros do grupo:

Como surgiu a ideia de criar a Companhia?

Nossa companhia surgiu de uma conversa entre um grupo de estudantes do CERU – Traíras no ano de 1997, mas foi através do nosso professor de artes Telmo de Oliveira e atual diretor da companhia que entramos no mundo dos palcos, com o objetivo de participar de um festival de teatro que existia em nosso município. A partir daí elaboramos um trabalho de pesquisa sobre nossa cultura dentro da nossa historia, então surgiu à peça, conversa pra boi dormir.

Quais as principais conquistas e as participações mais importantes da companhia?

A maior conquista que obtivemos foi com “A Criação”, texto e montagem do nosso diretor, essa nos rendeu 7 troféus. Montamos a peça "Quem Quiser Que Conte Outra", ainda em 1998 e ate hoje a apresentamos em todos os lugares que somos convidados, ela faz parte da nossa identidade.

A companhia já participou de vários festivais e mostras teatrais como o FESTUERN na cidade de Mossoró três anos seguidos, aprendemos muito e tivemos o prazer de conhecer e ser elogiados pelo grande e saudoso Chico Vila. Participamos também do grande Festival de Teatro de São Gonçalo do Amarante dois anos seguidos. Não podemos esquecer-nos do festival Agosto de Teatro que ocorreu em Natal no mês de outubro de 2010. Para a companhia todas foram importantes e por este motivo estamos buscando contatos para participarmos de outros festivais a nível nacional.

Quais os principais espetáculos montados e encenados pela companhia INTERART?

Conversa pra boi dormir, A criação, Dois corações e quatro segredos, Quem quiser que conte outra, Historias de nós mesmos e o mais famoso e importante espetáculo para o município, O Auto do Solar, montado e encenado no Solar do Ferreiro Torto um dos nossos pontos históricos e o mais importante da historia de Macaíba.

Na gestão atual qual o incentivo dado à Companhia pela Prefeitura?

Conseguimos um grande apoio com a Prefeitura e isso fez com que nosso trabalho tivesse mais visibilidade, foi através do Projeto Teatro na Escola que o município passou a conhecer de perto a sua historia que foi contada no maior espetáculo da cidade O Auto do Solar.

Hoje estamos felizes, pois já conseguimos fazer resultados. Outro grupo esta em destaque na cidade graças ao apoio do executivo municipal por meio do Projeto Teatro na Escola.

Quais os planos para o futuro?

Nosso objetivo é conseguir realizar todos os nossos sonhos. Sendo o mais antigo grupo de teatro atuante do município com uma historia riquíssima dentro da nossa cultura temos como principal meta procurar manter vivo em todos os macaibenses a cultura local e incentivar outros que queiram seguir o mesmo caminho, enfatizando que a Prefeitura de Macaíba da total apoio à cultura macaibense.

Como entrar em contato com a Companhia?

Quem quiser entrar em contato com a Companhia deverá nos procurar na nossa sede, localizada em Lagoa do Sitio-I, comunidade rural a 35 km do centro de Macaíba, ou pelo telefone (84) 9198-5647 – Charles Simplício.

Entrevista e foto: Wedson Nunes "Poeta"