COLUNA RÔMULO ESTANRLÊY - POTIGUAR NOTÍCIAS

Rômulo Estanrlêy
ÚLTIMA CHANCE PARA O ELEITOR

Encerrará no próximo dia 15 de março, às 13h, o recadastramento eleitoral da 5ª zona eleitoral, que abrange os municípios de Macaíba, Bom Jesus e Ielmo Marinho. O recadastramento está sendo efetuado na Central do Cidadão de Macaíba, localizada na Avenida Jundiaí, centro. O eleitor só precisará do título eleitoral antigo, xerox da identidade e do comprovante de residência. Não está sendo cobradas quaisquer multas para quem perdeu o prazo anteriormente estabelecido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

A perda do título de eleitor antigo não implicará no não recadastramento. Indispensável mesmo serão o RG e o comprovante de residência. Após o prazo de 15 de março, o recadastramento poderá ser feito, porém será cobrada uma multa de R$ 3,50. A cada eleição devida implicará em mais R$ 3,50. Ou seja, não custa nada manter suas obrigações eleitorais em dia.

A prorrogação do prazo anterior – que foi de 16 de novembro a 15 de dezembro de 2010 – ocorreu pelo fato de apenas aproximadamente 55% do eleitorado ter comparecido para o referido ato. Todos os novos eleitores, que completam 18 anos, podem fazer as inscrições normalmente. Ou seja, biometricamente. No tocante aos adolescentes, entre 16 anos e 18 anos incompletos, juntamente com os analfabetos, suas inscrições continuam optativas. Isto é, tem título se quiser, bem como tendo os títulos, votam se quiserem. Por fim, os idosos com mais de 70 anos, votam se quiserem.

Os eleitores com 70 anos e um dia, no dia da eleição, têm o seu voto facultativo. Não estão obrigados a votar. Porém, se quiserem, votam.

No período regulamentar do recadastramento, dos 45 mil eleitores de Macaíba aptos a votar, aproximadamente 29 mil se cadastraram.

RECUSOU

Em assembléia geral, realizada no dia 1º de março, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Macaíba, os servidores da Prefeitura não acataram a contraproposta apresentada pela gestão municipal na reunião com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Macaíba (Sinsemac), realizada no dia 25 de fevereiro. A categoria aprovou como encaminhamento uma nova reunião com a gestão municipal para que se possa avançar na pauta de reivindicações apresentada; e que possa ser realizada no próximo dia 11 de março, com avanços nos seguintes pontos: Plano de Cargos e Salário dos Funcionários; nos pontos que se referem aos servidores da Saúde; aumento do piso nacional dos professores, conforme orientações do MEC; disponibilidade de um dirigente sindical da área da saúde; concurso público para a saúde e demais secretarias; entre outros. Caso não haja avanços, no dia 16 de março de 2011, haverá uma parada municipal de advertência com assembléia geral de todas as categorias de servidores.

K-ÓTICA

O quadrinista potiguar Marcos Guerra está organizando o lançamento individual para as edições da revista em quadrinhos on line do selo K-ótica, no Projeto 1ª Edição, nesta sexta-feira, dia 11 de março, a partir das 19h, no Teatro de Cultura Popular “Chico Daniel”. A K-ótica já tem um ano de vida e cerca de 200 páginas de publicações inéditas. A noite de festividades contará com a apresentação dos artistas circenses Louise Branco e Sebástian Fripp e terminará com o Grupo Vocal “Propagamus”. A entrada é franca.