PREFEITURA DE MACAÍBA SELECIONA IDOSOS PARA CIRURGIA GRATUITA DE GLAUCOMA

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde macaibense realizaram nesta segunda-feira (9) exames em mais de 150 idosos com o objetivo de selecionar aqueles que passarão por uma cirurgia de glaucoma oferecida gratuitamante pela Prefeitura Municipal.

A triagem será realizada uma vez por mês no Centro de Convivência de Idosos, o CCI, seguindo o cadastro mantido pela SMS.

A doença - O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada a pressão ocular alta. Quando crônico é caracterizado pela perda da visão periférica (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido a lesão das fibras dos nervos que se originam na retina e formam o nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão.

O glaucoma raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça, fotofobia, enjôo e dor ocular intensa.

Fonte: Grande Ponto