CRISE NO GRUPO DE MARÍLIA

A aparente musculatura que o PTB de Macaíba exibiu, no último dia 5, com a adesão de vários nomes de considerável expressão política na cidade, causou um rebuliço no mundo político local.

O curioso é que o PTB, que é presidido pelo médico Olímpio Maciel Neto, conseguiu aglutinar um misto de nomes da situação e oposição. Um deles é o do governista Zeca Cunha, presidente da Colônia de Pescadores, que já concorreu três vezes a uma vaga na Câmara Municipal, mas nunca conseguiu se eleger, mesmo sendo bem votado. Ligado a prefeita Marília Dias, muitos vereadores achavam que ele se filiaria no PMDB.

Além de Zeca Cunha, outras filiações cham aram atenção, como as do empresário Felipe Müller, que já foi prefeito de Caiçara do Norte e transferiu seu domicílio para Macaíba; a do ex-vereador Chico Cobra; ex-vereador e professor Fran­ci sco Palhares; Joca do ABC, Guedes Neto, Genival, Mou­rinha, Ivanildo de Cajazeiras, Naxson Palhares, entre outros. As filiações geraram uma pressão dos vereadores junto ao sistema político liderado pela por Marília Dias para que toda esta articulação seja desfeita, uma vez que não está sobrando praticamente ninguém para ser utilizado como “escada”.

Na realidade, vem crescendo nos meios partidários, principalmente entre as agremiações consideradas “nanicas”, o movimento de repulsa aos políticos com mandatos ou com grandes estruturas.
Melhor explicando: tradicionalmente, a renovação dos mandatos dos atuais vereadores sempre dependeu dos chamados candidatos “esteira” ou “bucha de canhão” para garantir a reeleição dos postulantes, in dependente do quociente eleitoral.

No site Senadinho de Macaíba, foi postado na semana passada uma nota que menciona um possível interesse do deputado federal Henrique Alves (PMDB) em reaproximar Marília Dias ao ex-prefeito Fernando Cunha (hoje, filiado ao PSD). Esta especulação, somada às novas filiações do PTB, sacudiu os meios políticos macaibenses.

Nos comentários postados por pessoas que acessam o site, um internauta, identificado como Emanuel Tavares, fez várias indagações sobre as novas filiações do PTB: “Haverá vagas para todos? E os outros partidos que coligarão? Ou esta coligação foi feita para eleger Zeca Cunha?”. E faz outras análises: “Co­­mo ficam estes guerreiros da oposição que estão confiando aqui em Dr. Olímpio? E Felipe Müller, é candidato a quê? Vão indicá-lo como vice? De quem?”.

O internauta acredita que até o dia 7 de outubro muita coisa irá mudar, inclusive com o PTB de Olímpio Maciel. “ Vamos aguardar... Outras coligações estão se formando e a dança das cadeiras vai continuar”, adianta. Emanoel Tavares faz outra indagação acerca de como ficará a coligação do PMDB, que tem em Zeca Cunha uma “esteira de primeira linha”, com capacidade até de “roubar” a vaga de um dos vereadores atuais. Adianta que com esse precedente de Zeca Cunha em se filiar no PTB irá abrir caminho para os filiados do PMDB – como Zizo de Mangabeira, Dr. Jailton e outros de grande porte – abandonarem a sigla bacurau, uma vez que também almejam ter uma chance real de se elegerem.

SENADINHO MACAÍBA