DOUTORA EM EDUCAÇÃO DIZ QUE AS BRIGAS DE ALUNOS EM FRENTE AS ESCOLAS SÃO LAMENTÁVEIS

Professora Cláudia Santa Rosa
Para a professora Cláudia Santa Rosa, doutora em Educação e fundadora do Instituto do Desenvolvimento da Educação, as cenas vistas nos vídeos postados no Youtube são lamentáveis, frutos acima de tudo de uma fragilidade nas relações entre as pessoas de modo geral.

"Eu percebo que em relação aos jovens, desde a infância há uma tendência preocupante, na-turalizando a violência na rua, na escola, uma fragilidade nos va-lores que eles trazem da família e do meio em que são criados", disse a especialista.

Santa Rosa também ressalta as reuniões entre os jovens, que valorizam a violência como fator de poder na sociedade, refletindo na forma como reagem diante do mundo.

A doutora vê ainda uma banalização da violência nos dias atuais como fator preponderante nas ocorrência entre os adolescentes nas unidades de ensino. "É lamentável. Vejo uma baixa tolerância na forma de expressar sua insatisfação. As pessoas não têm mais cerimônia em se dirigirem umas às outras de forma violenta e agressiva", explicou.

Percorrendo as escolas, a professora também percebe uma mudança nas características das meninas. Algumas se rebelam, demonstrando uma agressividade exagerada, característica que há até pouco tempo era marcada em sua maioria pelos meninos.

"Também vejo por parte da maioria das escolas uma falta na formação dos valores, na consciência de direitos e deveres, da generosidade", disse a doutora. Porém, ela corrobora a opinião de que a escola, com a falta de estrutura adequada, não consegue suprir uma deficiência advinda de falhas na criação que se tem em casa.

"Os jovens estão cada vez mais sem exemplos em casa. Cada vez mais eles se inspiram uns nos outros. Muitos mais que se inspiram num responsável, nos pais. Pessoas que até pouco tempo atrás eram exem-plos para os jovens".