Está prevista para começar em fevereiro de 2010 a construção do Campus do Cérebro, que será localizado na Escola Agrícola de Jundiaí, no município de Macaíba. A obra está orçada em R$ 42 milhões e ocupará cerca de 100 hectares. O gerenciamento será feito pela UFRN, juntamente com a FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos.
O projeto é uma iniciativa do professor Miguel Nicolélis, que também foi o idealizador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, que está em funcionamento há quatro anos e tem como objetivo aliar a tecnologia de ponta com a ação social.
Segundo Gustavo Coelho, superintendente de Infraestrutura da UFRN, o Campus será composto por um centro de pesquisa de 13 mil metros quadrados, que abrigará laboratórios vinculados à Neurociência, todos dotados de equipamentos de última geração.
Segundo Coelho, o projeto ainda disponibilizará uma escola comunitária de ciências, que atenderá cerca de mil alunos em idade escolar da rede pública de Natal e Macaíba. O objetivo do projeto é a disseminação do conhecimento científico na classe estudantil.
Após a conclusão da obra, o Instituto de Neurociências localizado em Natal será integrado ao complexo do Campus de Macaíba. Atualmente estão sendo executadas as obras de implantação do sistema viário e a reestruturação do sistema de água e esgoto do local que dará suporte ao complexo.
* Fonte: UFRN.