>>> A comunidade Quilombolas Capoeiras será contemplada com o Projeto "Vida Saudável"

A comunidade Quilombolas Capoeiras, localizada em Macaíba, será contemplada com o Projeto "Vida Saudável", executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, a partir deste sábado (27), às 19 horas, na Associação Quilombolas. O Projeto Esporte e Lazer na Cidade (PELC) já está sendo executado na cidade de Goianinha.

O PELC "Vida Saudável" consiste na promoção de atividades educativas de esporte recreativo, de lazer e físicas, para pessoas com idade acima de 45 anos, em núcleos com atividades sistemáticas como oficinas de esporte, dança, ginástica, teatro, música, orientação a caminhada, capoeira e outras dimensões da cultura local, bem como a organização popular na realização de macros eventos de lazer. O projeto possibilita a essas pessoas alternativas de prevenir, conservar e recuperar as qualidades funcionais que determinam a saúde física, emocional e social.

As atividades do PELC "Vida Saudável" serão realizadas diariamente em dois turnos: das 05 às 08 horas da manhã, e das 04 às 07 horas da noite. Os exercícios serão orientados por um profissional de educação física com o acompanhamento de um assistente social. O programa tem duração de um ano e contempla também nos municípios de Goianinha, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Campo Redondo, Itajá e Baía Formosa, além dos bairros de Felipe Camarão e Nova Natal.

Quilombolas

O termo ainda é pouco conhecido por boa parte da população, mas "Quilombola" representa uma verdadeira ilha de resistência e preservação da cultura negra no Brasil. Os quilombolas são descendentes de escravos negros cujos antepassados no período da escravidão fugiram dos engenhos de cana-de-açúcar, fazendas e pequenas propriedades onde executavam diversos trabalhos braçais para formar pequenos vilarejos chamados de quilombos. Mais de duas mil comunidades quilombolas espalhadas pelo território brasileiro mantêm-se vivas e atuantes, lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988.

Fonte: Giro/RN