>>> Rômulo Estanrlêy - Potiguar Notícias

Vamos ajudar Ewerton!

Familiares e amigos de Ewerton Luiz de Cerqueira Frazão, professor de História da rede municipal de ensino de Macaíba, estão engajados numa campanha de arrecadação financeira para financiar uma cirurgia em Recife/PE, que estava marcada para o dia 25 de janeiro passado. A cirurgia custa R$ 9 mil e visa corrigir um problema ocular. É que, após ter sofrido um AVC (Acidente Cardiovascular) no início deste ano, que o deixou dezessete dias em coma induzido, Ewerton conseguiu se recuperar apenas no aspecto neurológico. Mas sua visão ficou comprometida. O seu olho direito apresenta apenas um campo visual lateral; enquanto que o esquerdo mostra-se gravemente comprometido. A família e os amigos do educador estão pedindo ajuda de qualquer valor possível, pois os gastos vêm sendo exorbitantes, desde o dia 2 de janeiro, data em que o professor, de 30 anos, foi acometido desta complicação. Ele já se submeteu a várias cirurgias e vem apresentando uma recuperação satisfatória. Seus colegas de trabalho e alunos da Escola Municipal José Pinheiro Borges torcem pela recuperação do professor. “Ajude! Ewerton é um ser humano maravilhoso e certamente ele se empenharia para fazer o mesmo por você se precisasse”, diz o panfleto da campanha para levantar fundos com urgência. Quem tiver interesse em ajudar o educador, é só depositar qualquer valor, na conta de n.º 7794-1 – Banco do Brasil; Agência 1533-4, em nome de Ewerton Luiz de Cerqueira Frazão.

VINTE MINUTOS NA FILA
Mesmo existindo uma lei nacional que disciplina o tempo em que uma pessoa deve ficar em filas, esta nunca foi levada a sério. Em sessão realizada no último dia 15, a Câmara Muni cipal aprovou projeto de lei que obriga as instituições bancárias e correspondentes a adotarem uma tolerância máxima de vinte minutos para qualquer cidadão macaibense. O projeto é de autoria do vereador tucano Francisco Fernandes Maia (PSDB). Mas o parlamentar reconhece que, para que a lei possa realmente ser efetivada, é preciso o apoio e conscientização da população. Ou seja, faz necessário que quem for desrespeitado acione os mecanismos necessários para fazê-la en trar em execução. Ou seja, procurar o “tartarugável” Ministério Público.

CIDADANIA ESPREMIDA
Já está na hora, não só do poder público, mas da sociedade, se mobilizar contra as instituições bancárias da cidade. Pô, ninguém merece ser tratado como está sendo pelo Banco do Brasil, por exemplo, que comporta o maior número de clientes na cidade. O neguinho tem que ficar de castigo, no mínimo, duas horas numa fila para resolver uma simples operação! “Ah, mas nós temos os caixas eletrônicos, que poderiam desafogar a demanda da agência!”, poderíamos pensar. Só que a maioria não funciona, senhor gerente. E o pior é que tem funcionário que põe a culpa no povo, ao alegar que não sabe operar os caixas eletrônicos, fazendo com que a agência seja comparada a uma lata de sardinha todo final e início de cada mês. O macaibense merece mais respeito.

DE VOLTA À GREVE
Em assembléia geral do Sinsemac (Sindicato dos Ser vidores Públicos Muni ci pal de Macaíba), realizada no último dia 20, na Casa de Cultura Popular de Macaíba, os profissionais da Educação resolveram dar continuidade ao movimento grevista, iniciado no último dia 5. A decisão foi tomada após a categoria avaliar a contraproposta do Poder Executivo Munici pal, que apenas se comprometeu em possibilitar aos servidores o acesso aos vales-transportes até o dia 5 de cada mês; a enviar à Câmara Municipal um projeto de lei possibilitando que o servidor com dois vín culos empregatícios pos sa ter direito a Licença-Prê mio, sendo que quem estiver nesta condição po derá requerer a partir de 1º de julho próximo; e proposta de nova reunião, entre re presentantes da gestão mu nicipal e Sinsemac para esta segunda-feira, dia 26, às 11h, na sede da Pre fei tura.

DE VOLTA À GREVE 2
Fora as reivindicações atendidas pela prefeita Ma rília Dias, os pontos principais que os profissionais da educação macaibense querem é: atualização do piso nacional do Fundeb; correção do qüinqüênio, conforme a lei; eleição para diretores escolares; data base de reajuste salarial para os professores e funcionários; pla no de cargos para os funcionários, entre outros. A gre ve foi temporariamente suspensa, de 13 a 20 de abril.

APENAS ON-LINE
As publicações de editais do Poder Executivo Muni cipal e outras entidades (ong’s, associações, sindicatos, clube de mães, etc.) serão divulgadas a partir de agora no Diário Oficial do Município, cujo projeto de lei foi aprovado dias atrás pela Câmara Municipal. No entanto, segundo informações, a lei não prevê que a publicação seja feita em impressão gráfica, mas so mente pela internet. Falta apenas a sanção da prefeita Marília Dias para que entre em vigor.

JUVENTUDE ASSASSINADA
Não tem jeito, estamos perdendo cada vez mais nossos jovens! A violência continua fora de controle, principalmente em Macaí ba. A mais recente vítima foi o jovem Alan Delon Klênio Lopes Tavares, de 19 anos. Ele foi assassinado com três tiros na madrugada do último dia 17, na calçada da Igreja Católica (é isso mesmo, leitor!). Segun do informações repassadas à polícia, ele pilotava uma moto e foi morto após uma perseguição. Ele estava na companhia de outro rapaz, que ainda não consegui saber o nome, que foi socorrido para o Hospital Wal fredo Gurgel, muito ferido. Há quem diga que Alan perdeu o controle da moto, chegando a subir as escadas da Igreja Matriz. A polícia ainda não sabe quem são os homens que perseguiram e mataram Alan Lopes.

JUVENTUDE ASSASSINADA 2
Talvez, quando eu menciono que estamos perdendo nossos jovens para a violência, alguém discorde do meu ponto de vista. Mas é que, como professor de uma escola da periferia macaibense, pude conhecer e me sensibilizar com a história de vida dos meus alunos. Alan Klênio Lopes era um deles. Ele entra, agora, infelizmente, na minha lista de ex-alunos que perdi ao longo dos anos para o submundo do crime, entre eles Oziel (2004) e Thiago “Muriçoca” (2010).