Vejam só vocês que tipo de segurança que é oferecido pelo governo do estado. Na quinta-feira (27/05), depois de uma daquelas seções da Câmara Municipal onde ouve mais um blá, blá, blá, que não vai passar de blá, blá, blá… Estava eu e um grupo de pessoas na Praça da Igreja Matriz e próximo estava um grupo de garotos conversando. Quando de repente um deles joga um traque (bombinha junina). A surpresa de um brinquedo desses é sempre desagradável, mas essa é uma traquinagem comum na fase de qualquer brasileiro, já que ao chegar o período junino temos que agüentar esses barulhos em respeito a nossa cultura.Após esse traque dois policias se aproximam do grupo de rapazes, com armas em punho, gritando e dizendo palavrões, revistando-os e lhes dando golpes de chutes e tapas. Transtornado com aquela situação e já que eu estava com uma câmera na mão, fui registrar aquele momento contrariando os apelos dos meus colegas que diziam para não me meter. Depois de terminada a ação dos policias fui perguntar se havia alguma acusação contra aqueles rapazes, se estavam consumindo drogas e eles me responderam que eles estavam bagunçando e que já haviam falado com o grupo desde outra praça da cidade, entraram na viatura e saíram cantando pneus.
Após o ocorrido eles passam duas vezes pelo local e olham. Na terceira vez me chamam “Hei magrinho, vem cá, por favor,”. Fui sem pestanejar. Eles queriam se justificar o porquê da abordagem com os jovens e que no calor da situação eles não haviam falado direito comigo. Nesse momento uma mulher se aproxima para protestar contra a ação dos policiais, que eles estavam abusando da autoridade naquela situação, que os rapazes eram conhecidos de todos e não eram bandidos. Agora veio a pior frase da polêmica. “Se fossem bandidos, não tinham recebido tapa e sim isso aqui na testa (mostrando a arma)”, disse um deles.
A Policia não deve e nem precisa ser boazinha, tem que mostrar autoridade e respeito. Mas a Polícia (corporação) deve acima de tudo respeitar o cidadão e as leis dessa nação. Uma farda não torna uma pessoa de ferro e nem maior do que as outras.
Os policias não deviam ter agido com tamanho despreparo e truculência, mas a culpa não é só deles e sim do estado que paga miséria e não prepara este cidadão para proteger devidamente os demais cidadãos, uma herança deixada por Vilma de Faria e que Iberê não conseguiu (ou não quis) resolver. Só viatura não resolve o problema da segurança é preciso bem mais e isso é um problema para os políticos que foram eleitos, afinal eles são eleitos para tomar as decisões por nos e sempre esperamos que sejam as melhores.
Não tiro a culpa dos pais por deixarem seus filhos perambulando de praça em praça às 22 horas numa cidade que não tem cultura, esporte e nem lazer. Tem é muito traficante só esperando um jovem de mente vazia para seduzir.
Já que culpei o governo do estado pela falta de compromisso com a segurança e os pais por não guardarem seus filhos na segurança do lar (sem a segurança policial óbvio), vou culpar também a prefeitura que não mantém ações para entreter nem capacitar nossos jovens. Afinal um jovem ocupado tem menos chances em se tornar um problema social, de ser seduzido pelo traficante ou de levar tapa da policia.
Não pense que a atitude dos policias foi correta e que eles (os rapazes) vão pensar duas vezes ao ficar fora de hora na rua. Alguns deles podem até temer e se aquietarem em casa, já outros podem ter se revoltado e queiram ir a forra com o sistema, ser mais um bandido ou um policial fora da regra.
Fonte: Márcio Santos
“Infelizmente o trabalho de 01 policial prejudica a imagem da Polícia Militar e principalmente os trabalhos de outros policiais que vem exercendo muito bem as suas funções em nosso município, digo isto pelo motivo de está sempre postando matérias relacionadas à segurança pública de Macaíba. Creio que depois desta matéria algo pode mudar”. CABO HERONIDES
"A matéria postada a baixo mostra a realidade do serviço policial, trazendo que tudo que o policial passa em seu serviço ocasiona e reflete no seu dia-a-dia profissional e pessoal". CABO HERONIDES