>> FURTOS GERAM PREJUÍZOS DE R$ 80 MIL

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) teve um prejuízo de aproximadamente R$ 80 mil, apenas em 2010, com os furtos de cabos elétricos, transformadores, disjuntores, medidores de energia e quadros de comando registrados em poços espalhados pelo Estado. Segundo a companhia, a situação de maior insegurança está sendo registrada nos poços 10 e 11, do Sistema Granja Recreio, localizado na zona rural de Macaíba, na Grande Natal.

Segundo a Caern, o último roubo, ocorrido na quinta-feira, causou um interrompimento no fornecimento de água para a população. “Mesmo tendo equipamentos em estoque, a Companhia ainda precisa de certo tempo para repor o que foi furtado e, nesse intervalo, que é de, geralmente, 24 horas, a população é a maior prejudicada, porque fica sem um fornecimento de água eficiente”, informou a Caern por meio de sua assessoria de imprensa.

Segundo a Companhia, problemas como esse já ocorrem há muito tempo, mas os registros aumentaram neste ano. Os bandidos aproveitam o fato de os poços em Macaíba estarem em um local afastado da área urbana. Deles, são retirados o cobre que tem alto valor comercial. A polícia já foi avisada, mas como ela não pode realizar um trabalho ostensivo 24 horas por dia em um poço que fica distante da área urbana, os bandidos aguardam, somente, o momento em que os policiais não estão por perto para agir. A Caern está desenvolvendo algumas medidas de segurança para evitar novos furtos. Uma delas, é a colocação dos fios de cobre dentro de canos de PVC e concretá-los depois. Além disso, já providenciou a colocação de arames farpados próximos aos poços para evitar a livre presença dos bandidos.

Fonte: tribuna do norte