>> NOTÍCIAS DE MACAÍBA POR RÔMULO ESTANRLEY

OS ALVES ESTÃO NA CRISTA DA ONDA

Analisando o cenário político no RN, é possível perceber que quem mais se beneficiará com o resultado do processo eleitoral deste ano será a família Alves, na qual tem a figura do deputado federal Henrique Alves como o grande articulador e herdeiro do império político do saudoso Aluísio Alves. Vamos aos fatos: as pesquisas apontam o favorecimento da candidata Rosalba Ciarlini (DEM) para o governo do Estado. Se a sua vitória se confirmar, Garibaldi pai assume a cadeira no Senado, tendo em vista ser suplente da candidata. Outro fato importante é que, segundo as pesquisas, Garibaldi Filho desponta como grande favorito à reeleição ao Senado, ao passo que ao mesmo modo Henrique Alves faz jus à tradição Alves com mais uma folgada reeleição. Correndo por fora, temos a candidatura de Carlos Eduardo (PDT), que não ameaça seus concorrentes, mas tem internamente uma estratégia que é fundamental para o seu futuro político: a eleição do seu pai Agnelo Alves a deputado estadual, que tem o apoio do prefeito Maurício Marques, de Parnamirim, município que exerce grande liderança. Nesse contexto, é possível que garanta sua eleição somente na cidade Trampolim da Vitória. Para a Assembléia Legislativa, ainda tem Walter Alves, filho de Garibaldi, que possivelmente renovará seu mandato. Então, caros leitores, percebam o quanto será hegemônico o poder político dos Alves; sem contar que, além dos seus mandatos, o PMDB, com a vitória da presidente Dilma Rousseff, a qual tem como companheiro de chapa Michel Temer, deixa praticamente o grande norteador das decisões políticos no Estado. Só para lembrar: Henrique apóia Iberê; Garibaldi apóia Rosalba; Agnelo apóia Carlos Eduardo; e no final todos dizem que apóiam a candidata de Lula, com o objetivo de gozar da grande popularidade do presidente e garantir os grandes investimentos para perpetuação no poder no RN.


VIVA FÁTIMA VENTOLA!

Tive uma tristeza e uma alegria na semana passada. A tristeza foi quando soube da “morte” da popular Fátima Ventola, dia 20; a alegria foi quando fiquei sabendo mais tarde que ela se encontrava vivinha da silva, perambulando pelas ruas de Macaíba. Já é (pelo menos que eu saiba) a segunda vez que “matam” a coitada pela força impiedosa do boato. Por que será? Um amigo me respondeu: “É a vontade que algumas pessoas têm de vê-la morta”. É lamentável!

VIVA FÁTIMA VENTOLA! 2

Da primeira vez que a “mataram”, em 2005, foi devido a esfaqueamento. Agora, espalharam que foi por conta de uma overdose. Fátima é apenas mais uma vítima desta máquina de moer gente chamada sociedade. Se ela incomoda agora como pedinte, por que não incomodava anos atrás, quando lhe foi dada uma oportunidade de viver dignamente, quando trabalhava como gari da prefeitura? É preciso que nós, macaibenses, deixemos de discriminá-la e passemos a tratá-la como o ser humano que ela é. Cadê a tão falada solidariedade dos cristãos? Ou resolvemos assumir que somos hipócritas? Vida longa a Fátima Ventola!

E A REFORMA POLÍTICA?

No atual processo eleitoral, não são apenas os grandes debates e as propostas dos candidatos que se encontram “frias”. A desmobilização dos grandes movimentos de eleitores e apoiadores nas ruas tem sido algo visível, mesmo na reta final de campanha. É possível que isso se deva à introdução de novas mídias para realização de divulgação de seus candidatos, como por exemplo, a internet, com alcance de milhões de eleitores, como é o caso das redes sociais, além das alianças confusas, embasadas na frágil legislação eleitoral (resultando na visibilidade de pessoas, na ocultação dos seus partidos e programas de governos, deixando a entender que todos são iguais). Isso denota a carência de uma reforma política.

E A REFORMA POLÍTICA? 2

Tudo o que foi comentado acima gera o enfraquecimento das ideologias nos partidos mais à esquerda e as campanhas cada vez mais ficam menos apaixonadas. É possível perceber nas ruas um processo de profissionalização da militância, em que as pessoas se mobilizam muito mais no interesse imediato de garantir dinheiro, do que no resultado das eleições em si, o que demonstra que o eleitor está menos participativo.

E A REFORMA POLÍTICA? 3

Toda essa situação acaba favorecendo o mercado da compra e venda de votos. Talvez isso seja um sintoma da crise de representação política institucional, causada por envolvimento de pessoas que estiveram mergulhadas em escândalos de corrupção, manchando as instituições que eles, os políticos, desejam ocupar em nome do povo.

ISMARLEIDE

Uma fonte garante que a suplente de vereadora Ismarleide Duarte (PTN) está apoiando a reeleição do deputado estadual Ricardo Motta (PMN), em Macaíba. Há algum tempo, especulava-se que ela fosse apoiar Gustavo Carvalho (PSB).

SOPRANDO VELINHAS

Quem soprou velinhas no último dia 26, foi a ex-vereadora Vera Lúcia Batista da Silva Garcia. Verinha, como é carinhosamente chamada pelos amigos, é pessoa bastante querida em Macaíba. Parabéns!



NÓS NA TELA

O cineasta macaibense Geraldo Cavalcanti informa que o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, está realizando, no interior do RN, o projeto Nós na Tela, voltado para formação e produção audiovisual. São várias comunidades que não têm acesso aos centros formadores desse conhecimento que estão sendo assistidas pelo projeto. Trata-se de pessoas humildes de comunidades carentes aprendendo a contar as suas histórias através do audiovisual, com um detalhe: eles próprios as protagonizam. Já somam oito filmes de curta-metragem produzidos pelo projeto, prontos para serem veiculados pelas tvs. Saibam mais a respeito, no endereço: nosnatelaprojetos.blogspot.com.

FALTA D’ÁGUA

Estudantes do turno noturno da Escola Estadual Dr. Severiano reclamam da constante falta d’água no estabelecimento. Uma aluna falou que, pelo menos, nos bebedouros não chega a faltar, mas nos banheiros a situação fica preta, ou melhor, marron. Com a palavra, o gerente administrativo da Caern de Macaíba, João Carvalho.

Fonte: Potiguar Notícias