>> ASSALTOS: SAIBA COMO SE PREVENIR

Divulgarei uma série de dicas, baseadas em estudos de segurança pública.

Quase todo mundo já foi abordado ou conhece alguém que foi vítima da criminalidade. Os momentos de tensão de um roubo ou sequestro, por exemplo, ficam marcados para sempre em uma vítima, mas ao contrário do que se pensa, eles podem ser evitados. Prevenir e identificar um bandido em potencial não é um trabalho somente da polícia e pode ser feito pelos cidadãos comuns.


De acordo com os especialistas em segurança, os criminosos apresentam algumas características em comum. Uma delas é não querer exposição. Por esse motivo, eles procuram permanecer de cabeça baixa antes de abordar uma vítima. Além disso, os suspeitos costumam manter as mãos nos bolsos e permanecem nervosos e com medo durante toda ação.

Isso não quer dizer, contudo, que a vítima deverá reagir. Essa é a regra principal destacada pela polícia: reagir representa um grande risco. Em caso de abordagem, é preciso ficar calmo, pedir calma ao bandido (ladrão drogado ou bêbado tem reflexos alterados, sendo assim faça tudo com muita calma), fazer com ele se sinta no controle da situação, entregar os objetos que foram pedidos e não transmitir raiva.

Para prevenir o contato direto com o bandido, a polícia também apresenta algumas dicas. De acordo com os estudos, o criminoso antes de abordar a vítima, identifica o alvo (geralmente o mais fraco), avalia toda a situação antes do ataque (monitoramento) e planeja como será o ataque (dia, hora, local, forma de abordagem, arma).

Até ai, ainda há tempo da vítima se precaver. Se você estiver caminhando e ele vier em sua direção, mude a direção e procure manter uma distância. Caso o suspeito aperte o passo, procure um local movimentado e se não encontrar corra. Contudo, o conselho da polícia é correr antes da aproximação. Em caso de abordagem já feita, a vítima não deve correr.

Se o bandido correr em sua direção, está claro que ele pretende cometer algum delito, com isso, a vítima deve gritar. Geralmente, o bandido não irá correr atrás do alvo, ele não quer chamar a atenção, preferindo escolher outra pessoa menos preparada.

Um detalhe curioso é que a polícia aconselha gritar ou “socorro” ou pelo nome de alguém. Essa, aliás, é a melhor opção, tendo em vista que o bandido achará muito incomum e ficará com medo de haver mais pessoas no local. As chances dele desistir são grandes.

Abordagem em carro
Uma das primeiras dicas é manter sempre as portas travadas e os vidros fechados. Ao perceber que está sendo seguida, a pessoa deve evitar parar o carro (parado você se torna um alvo muito fácil), principalmente, próximo a sua residência. Para isso, é aconselhável mudar o trajeto sempre que possível, evitando rotinas.

Também é aconselhável ter sempre por perto telefones de emergência, para avisar em caso de possível abordagem. Os semáforos, por exemplo, podem representar um ponto de risco. Por isso, ao se aproximar de um vá reduzindo a velocidade devagar, tentando chegar ao cruzamento quando o sinal estiver abrindo.

Quando o sinal estiver vermelho, procure manter seu carro à direita da rua ou na faixa central, evitando também a calçada. Geralmente os ladrões atacam pelo lado esquerdo, o do motorista.

Para o motorista que não conseguir evitar a abordagem, as dicas são praticamente às mesmas para pedestres. A vítima deverá manter as mãos onde o assaltante possa vê-las (no volante). Se for pegar objetos, soltar o cinto ou abrir a porta informe ao assaltante e faça movimentos suaves. Lembre-se que o bandido está nervoso.

Nos casos em que o criminoso pretende roubar o veículo, a vítima deve ficar atento e ao sair do carro, andar na direção contrário ao ladrão. Se sair em direção ao delinquente ele provavelmente irá agredir de alguma forma.

Caixas eletrônicos
Outro local que tem se tornado alvo escolhido por assaltantes é caixa eletrônico. Para esse tipo de roubo, uma das formas de prevenção é nunca usar caixas eletrônicos a noite. Isso porque todo mundo que entra em um caixa durante a noite sai com dinheiro. Ninguém paga contas sábado à noite.

A orientação da polícia é só utilizar caixas em mercados, shoppings ou outros locais onde há seguranças e grande número de pessoas. Além disso, não confie nas câmeras de segurança, elas não impedem que alguém te roube e nunca aceite ajuda no caixa eletrônico.