>> HORÁRIO DE VERÃO ALTERA FUNCIONAMENTO DE BANCOS E PROGRAMAÇÃO DE TV

As regiões Norte e Nordeste não estão incluídas no horário de verão que começa à 0h deste domingo (17) e termina no dia 20 de fevereiro do próximo ano. Porém, algumas mudanças serão inevitáveis na programação das pessoas que moram nestes locais, devido ao horário oficial do país ser de acordo com Brasília – situada na região Centro-Oeste, onde há horário de verão.

Entre as mudanças está o horário de abertura e fechamento dos Bancos. A partir desta segunda-feira (18) as agências abrem mais cedo, às 9 horas, e encerram suas atividades às 15 horas. O comércio mantém seus horários normais.

Em Macaíba os Bancos estarão abertos das 9:00 horas as 14:00 horas.

Em relação aos horários de voos também não há muitas alterações. O passageiro deve ficar atento ao horário local. A mudança deverá acontecer “apenas” na chegada, caso a viagem seja para um estado onde há horário de verão.

No caso da TV, a programação será toda adiantada, ou seja, os programas começarão uma hora antes, incluindo os locais que acompanham a rede nacional.

Já os brasileiros que moram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão que adiantar o relógio em uma hora, seguindo a determinação do decreto presidencial 6.558/2008.


Durante esse período de 127 dias, o governo federal, nas três regiões do país em que o horário de verão é aplicado, aguarda que a demanda por energia elétrica diminua em cerca de 5%, já que a população consegue um aproveitamento extra da luz natural. Nos últimos dez anos, a redução média de demanda por energia no horário de maior consumo foi de 4,7%.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão entre 1931 e 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase metade do ano. Atualmente, vários países fazem mudanças no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade do verão.

Desde 2008, foram estabelecidas datas fixas para o início e término do horário de verão no país: a mudança ocorre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.