>> NOTÍCIAS DE MACAÍBA POR RÔMULO ESTANRLEY

UM ESPAÇO DEDICADO A SERRA
Diante da apelação e baixaria que estão sendo feitas neste segundo turno da eleição presidencial pelos tucanos (essa ave parece não ter somente o bico grande, mas também seus olhos, que são maiores que sua barriga!), não há como ficar calado. Por isso, resolvi dedicar estas poucas linhas à campanha do “cara lisa”, “cínico” e “demagogo” José Serra (estou sendo fiel aos adjetivos atribuídos por uma amiga ao candidato). No primeiro programa de TV do segundo turno, exibido no último dia 8, o candidato José “Sr. Burns” Serra (PSDB) declarou-se, com a modéstia que lhe é peculiar, “o melhor deputado da Constituinte de 1988”. Uma empulhação sem tamanho. Ora, quem conhece um pouco desse período da história da política brasileira sabe que naquela ocasião o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) atri buiu ao tucano a pífia nota de 3,75, em uma escala de zero a 10. Mas, caro leitor (e eleitor), você sabe por quê? É simples. Ele votou contra muitas conquistas do povo brasileiro: Serra votou contra a redução da jornada de trabalho para 40 horas; contra mais garantias ao trabalhador de estabilidade no emprego; negou seu voto pelo direito de greve (isso explica a forma ditatorial e violenta com que ele trata o funcionalismo quando recorre à greve); negou seu voto pelo abono de férias de 1/3 do salário; negou seu voto pelo aviso prévio proporcional; negou seu voto pela estabilidade do dirigente sindical; negou seu voto para garantir 30 dias de aviso prévio; negou seu voto pela garantia do salário mínimo real; votou contra a implantação de Comissão de Fábrica nas indústrias; e votou contra o monopólio nacional da distribuição do petróleo. É pouco ou quer mais, caro leitor?

QUE FRASE!!!
A melhor frase destas eleições. Vejam só o que enviaram para o meu e-mail, de Paulo Adário, do Greenpeace. Ele falou e disse em seu twitter: “O problema ambiental do PSDB é que apesar de serem 'tucanos' e o vice ser ‘Índio’, o nome do candidato é ‘Serra’”.

ATRASO
A campanha do tucano José Serra tem cada vez mais adquirindo a marca do atraso.E ele não tem limites para chegar ao poder. Na tentativa desesperada de ganhar de Dilma, se aliou ao que há de mais atrasado no Brasil. Até TFP (seita de extrema direita, que é monarquista, contra o divórcio e contra os gays) está apoiando a cria de FHC. Os seus cabos-eleitorais, seja na internet ou nos recintos religiosos, estimulam visões fascistas, preconceituosas e anticientíficas – em especial na questão do aborto. Eles babam de ódio e estimulam os piores instintos, u sando da difamação na disputa sucessória.

ATRASO 2
Só que, quando ministro da Saúde do ex-presidente FHC, José Serra foi criticado pelas mesmas forças conservadoras por aprovar o uso da “pílula do dia seguinte” e por normatizar o aborto nos casos previstos em lei (assinou portaria regulamentando o procedimento no SUS). Agora, sua campanha rasteira ataca Dilma Rousseff, afirmando que ela é a favor do aborto – quando, na verdade, ela disse que esta é uma questão de saúde pública.

GOLPES BAIXOS
Disposto a ganhar a eleição a qualquer custo, José “Sr. Burns” Serra aposta no que há de mais retrógrado na política brasileira. Prova disso é o seu preconceito contra as mulheres. Utilizando de golpes baixos, quer conquistar votos espalhando que Dilma é “abortista, e quer matar criancinhas” (a própria mulher de Serra – Mônica – disse isso num corpo-a-corpo na rua). Se ele vencer (embora acho que não vença), trará consigo “o preconceito, o atraso, a visão de que ‘gay é pecador’ e ‘mulher está aí pra procriar, não pra decidir sobre sua saúde’”, externam alguns setores engajados da sociedade na internet.

MINEIRO EM MACAÍBA
No último dia 9, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) esteve em Macaíba para participar de uma plenária do PT local e demais apoiadores de sua candidatura. O evento ocorreu na Escola Pequeno Príncipe, na Rua Alfredo Mesquita (Rua Nova) e teve como objetivo empolgar toda militância para sair às ruas da cidade e fortalecer a campanha da presidenciável Dilma Rousseff no segundo turno.

MINEIRO EM MACAÍBA 2
Na ocasião, Mineiro agradeceu os 814 votos conquistados através dos seus apoiadores em Macaíba, mas lembrou o significado da continuidade da campanha rumo a vitória de Dilma. Por isso, pediu empenho do PT, apoiadores e partidos da base aliada do presidente Lula.

ELEIÇÃO SINDICAL
A comissão eleitoral para o processo de escolha da diretoria e conselho fiscal do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Macaíba (Sinsemac) adiou, no último dia 8, a data da eleição da entidade, do período de 13 a 14 de outubro de 2010, para os dias 11 e 12 de novembro próximo.

ELEIÇÃO SINDICAL 2
O presidente da comissão, João Marques Lino da Silva, justificou que o adiamento levou em consideração a impossibilidade de garantir uma maior agilidade e execução do processo de implantação de urnas e lista de votantes em tempo hábil, para realização do pleito; bem como a necessidade de garantir um maior debate e discussão a respeito das propostas do processo eleitoral vigente.

ELEIÇÃO SINDICAL 3
Além do mais, a eleição necessita de uma infra-estrutura básica para sua implementação. “E sendo os dias 11 e 12 de outubro feriados em Macaíba, ficou impossibilitada a garantia desta infra-estrutura, tendo em vista que o processo eleitoral ocorreria logo em seguida, nos 13 e 14 do referido mês”, disse João Marques.