>> SECRETARIA VAI TRANSFERIR PACIENTES DO WALFREDO E VAI SOBRAR PARA MACAÍBA

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) vai remover pacientes do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel para acabar com a superlotação na unidade. Além disso, dentro de 60 dias, deixarão de ser feitos atendimentos de urgência de baixa e média complexidade em dez hospitais do estado, o chamado pronto-atendimento. As medidas foram acordadas entre a juíza Sulamita Pacheco, nesta segunda-feira, durante uma audiência de conciliação com a participação do secretário de saúde, George Antunes e do procurador do estado, Miguel Josino Neto. O encontro foi proposto em virtude de uma Ação Civil Pública, movida pela Promotoria da Saúde, que pede o fim da lotação dos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel que sofre com a demanda de todos os municípios do estado.

O objetivo da audiência foi tentar solucionar o problema de lotação nos corredores de hospitais públicos com pacientes em macas, inclusive o WG. A Sesap se comprometeu, no prazode 30 dias, a transferir 50 pacientes de clínica médica do Walfredo para o Rui Pereira (antigo Itorn), além de assegurar mais dez leitos de internação de ortopedia no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.

Ficou acordado ainda que o estado fechará os pronto-atendimentos existentes nos seguintes hospitais regionais: Pau dos Ferros, Assú, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Currais Novos e Natal (Walfredo, GiseldaTrigueiro, Maria Alice Fernandes e Santa Catarina). Dentro desse período precisa ser assegurando leitos para internação hospitalar de clínica médica aos moradores das regiões citadas.

O Ministério Público se comprometeu a promover uma reunião em Natal, em 15 dias, com todos os prefeitos, secretários de saúde e promotores dos municípios mencionados para conversar sobre aos pronto-atendimentos dos municípios que é responsabilidade das prefeituras. A assessoria da Sesap informou que o órgão ainda não foi notificado sobre o acordo e por isso não vai se pronunciar.

Fonte: Dn Online