>> ENTREVISTA COM A SECRETÁTIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MACAÍBA

Em agosto de 2010, a secretátia de Desenvolvimento Econômico de Macaíba, Juciane Bezerra Dantas Cortez, concedeu entrevista ao jornalista José Pinto Junior, para o programa Conexão Potiguar, onde falou sobre os projetos desenvolvidos pela sua pasta na gestão da prefeita Marília Dias no município de Macaíba. Confira:

O município de Macaíba foi agraciado recentemente pelo presidente Lula, numa reivindicação antiga, com a ZPE. Qual a importância da ZPE para o município de Macaíba.

É uma situação ímpar. Nós não temos nem como mensurar isso devido a vinda de novas empresas. Para você ter uma idéia, serão, a princípio, 55 empresas que irão se instalar no município. Com a ampliação deste projeto, teremos mais 175. Ou seja, vamos ter mais 220 instaladas em Macaíba. Se nós pararmos pra pensar, quando eu instalo a minha empresa em qualquer lugar, qualquer outra empresa vai se instalar também para dar suporte à minha empresa. Então, nós temos esses dados, que são dos projetos, mas temos a certeza que será um número bem maior de empresas do que essas que já estão no projeto.



Macaíba tem uma particularidade, que é a dimensão do município, que é maior do que Natal, Parnamirim e Extremoz juntos.

Juntando esses municípios que você acabou de citar, ainda sobram 33 quilômetros quadrados para formar a dimensão territorial de Macaíba. São 512 quilômetros quadrados no total, ou seja, é uma área muito grande que para você dar conta do desenvolvimento, da segurança e saúde, tem que se correr atrás mesmo.

Isso vai colocar pra prefeitura um desafio fundamental, que é justamente qualificar as pessoas do município para justamente atender a demanda de empregabilidade oferecida por essas empresas. O município já tem alguma política para preparar essas pessoas?

Já temos, sim, que é o funcionamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico na questão da empregabilidade. Nós temos um banco de currículos na secretaria. Qualquer cidadão macaibense que está desempregado, vai lá e preenche esse nosso currículo. Quando qualquer empresa do município, ou de fora, seja ela indústria, comércio ou entidade, precisarem preencher uma vaga, nós recebemos e fazemos o cadastro, formatando um perfil e em cima disso nós vamos no banco de currículos e selecionamos as pessoas que se enquadram na vaga. Daí em diante, nós os encaminhamos para a entrevista, só dependendo do candidato e da empresa, porque as instituições privadas têm suas regras. Nossa função é promover essa interligação entre empresa e cidadão, mas graças a Deus esse nosso trabalho está funcionando bem.

Então, dependerá do perfil do candidato e da empresa, para acontecer o encaminhamento?

Para você ter uma idéia, vamos falar em números. Eu assumi a secretaria em agosto do ano passado, inclusive estamos comemorando um ano à frente da Secretaria de Desenvolvimento. Até dezembro do ano passado, nós conseguimos buscar 300 vagas de emprego. De janeiro a junho deste ano, conseguimos mais 517. Você pode me perguntar se eu consegui empregar todas essas vagas deste ano e eu vou lhe dizer que não. E isso aconteceu por quê? Por falta de qualificação técnica. Exatamente porque eu tenho o perfil e na hora que eu não consigo enquadrá-lo, eu perco a vaga, e eu digo perco, porque eu sinto a perda mesmo, era mais uma família que poderia estar com alguém empregado em casa.

Citando mais um exemplo, nós estamos construindo em Mangabeira 540 casas. Para isso, me fizeram o pedido de 200 pedreiros e infelizmente nós só conseguimos 80.

Então, diante desses dados que estamos passando pra nossa prefeita Marília Dias, que por sinal está muito preocupada com a questão da qualificação profissional e já está correndo atrás disso, porque ela quer empregar o povo do município, fazendo com que esse dinheiro gire em Macaíba. E os cidadãos estando empregados no município vão comprar mais no comércio e vai comprar mais da indústria, fazendo com que o município todo cresça.

Como é que funciona o projeto de ação e cidadania?

Esse projeto diz respeito a prefeitura se mudar para as demais localidades do município, que é muito extenso, como nós falamos no início. Ou seja, a prefeitura se muda, eu levo os meus serviços, a saúde leva, a educação leva.

Como se fosse uma prefeitura itinerante?

Exatamente. Nós vamos pra perto do povo. Por que, por exemplo, o cidadão que mora numa comunidade longe do Centro e está desempregado tem condições de pagar a passagem e ir até a secretaria para preencher o nosso currículo? É uma forma da gente ajudar a quem não tem. Vamos com esses serviços até a população.

Essa questão da empregabilidade funciona interligada com as outras secretarias?

Nossa prefeita Marília Dias tem uma grande preocupação da parceria entre as secretarias e com as empresas, porque ninguém trabalha sozinho. Então, isso acontece em cima de visitas que fazemos às empresas para tirar um diagnóstico do município. O que é que nós temos em termos de empresas do município? Fazemos um cadastro disso e ao mesmo tempo para o empresário quais os profissionais que ele utiliza na empresa que ele não encontra em Macaíba. Eu estou colhendo esses dados e nós já estamos bem avançados nessa área.
Diante desses dados reais é que a prefeita vai qualificar, para não qualificarmos em cima de “achismos”. Ela vai qualificar pessoas onde realmente existem demandas.

Já existem cursos profisisonalizantes em cima dessa demanda?

Sim, já existem. Em cima dessa parceria com a Secretaria de Bem Estar e Ação Social, nós já estamos com o curso de costureiras e essas pessoas já saem com encaminhamento de emprego. Temos outros cursos a caminho, que estão em processo de estudos.

Fonte: Potiguar Noticias