EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MACAÍBA

Não posso confiar em crescimento social, enquanto não for dada prioridade a educação. A educação é a base de uma sociedade promissora em todos os seus aspectos.

Ensino Médio
Há 30 anos a cidade de Macaíba vem oferecendo as mesmas escolas para os jovens da nossa cidade cursarem o ensino médio. São elas as Escolas Estaduais Dr. Severiano e Alfredo Mesquita.

O ensino médio é de obrigatoriedade e competência do governo do estado, não podendo o município interferir, mas este mesmo município deve interagir com o governo e doando terrenos para a construção de novas escolas de ensino médio.

Pois há 30 anos a população de Macaíba era menos da metade dos dias atuais. Ou seja, duas escolas davam conta, hoje não dão mais.

O jovem do interior está sendo sacrificado, pois quando o mesmo não consegue uma vaga nestas escolas, é obrigado a ir para Natal. Tendo que pegar duas conduções, uma para Macaíba e outra para a capital.

Isso faz com que este jovem venha a desistir dos estudos, e ficando sem qualificação para atuar no mercado de trabalho.

Ensino Fundamental
O ensino fundamental de Macaíba melhorou bastante neste mesmo período, por se de competência do município muitas escolas foram construídas e outras transformadas em escolas modelos.

Mas não adianta termos apenas escolas modelos, temos que ter uma educação modelo. E para isso ser alcançado é essencial a valorização do profissional que está na sala de aula, ou seja, o professor.

Esta valorização é alcançada através de capacitação e qualificação, e acima de tudo através do reconhecimento e do respeito, pagando ao mesmo um salário digno. Todos estes fatores faz com que o mesmo se sinta motivado em realizar um bom serviço.

Ensino Superior
O ensino superior também é bastante importante no município, além da Universidade Estadual Vale do Acaraú, dispomos da Escola Agrícola de Jundiaí que oferece alguns cursos superiores.

Mas falta a Macaíba um pólo da Universidade Estadual, onde são oferecidos cursos em algumas áreas. Onde muitos jovens da nossa cidade seriam beneficiados.

Não poderia deixar de divulgar o excelente Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, que tem como grande objetivo formar cidadãos por meio da educação científica. Este sim foi um grande avanço para a nossa cidade.
Quando for dada uma atenção especial, e uma busca por investimento educacional tanto na área material quanto na humana, o resultado será bastante positivo e iremos ter a nossa cidade com exemplo a ser seguido por tantas outras.
Ter acesso a Educação é ter acesso ao conhecimento. E ter acesso ao conhecimento é se libertar do clientelismo. E muitos Políticos não querem isso. Uma coisa é certa: “Sem educação não há democracia e não há futuro”.
Escrito por Cabo Heronides.
Policial Militar e Estudante de Direito
Presidente da Associação dos Policiais Militares do RN