>>> Potiguar notícias entrevista Thomás Sena

"Os prefeitos precisam ir a Brasília atrás de recursos"

Bacharel em Direito, pai de um filho e vereador em Macaíba pela terceira vez. Essa semana, publicamos a entrevista com o presidente da Câmara de Vereadores de Macaíba, Thomás Sena (PMDB). Em uma conversa de meia hora, ele fez uma análise da administração Marília Dias (PMDB), projetos desenvolvidos no Poder Legislativo municipal e futuras pretensões políticas. Sobre as eleições deste ano, Sena diz que vai escolher os candidatos que mais se mostrarem com disposição de ajudar o desenvolvimento da cidade. Confira a entrevista concedida aos jornalistas Cefas Carvalho e Roberto Lucena:

Cefas Carvalho: Qual a sua avaliação sobre os trabalhos realizados na Câmara de Macaíba, em 2009?
A avaliação é muito boa, tivemos projetos de leis importantes inclusive um deles que eu ressalto é o de plano de carreira dos professores que era uma reivindicação antiga e foi aprovado no final do período legislativo de 2009. Tivemos projetos importantes disciplinando a questão das igrejas do município, projetos de código de postura, a efetivação dos agentes de saúde que aconteceu também lá no município. O ano foi proveitoso, foi buscado também a nossa Procuradoria Comunitária da Câmara, que deu entrada em mais de 400 ações buscando o direito do cidadão.Temos quatro advogados e eles entraram com mais de 400 ações diversas, tutela, alvará judicial para liberar um recurso do FGTS, pensão alimentícia, questão previdenciária, nosso foco maior é cível, então, foram feitos inúmeros divórcios, pessoas que queriam se divorciar e não tinham condições porque não tinham acesso. Então o poder legislativo tentou viabilizar justamente esse acesso. E tem dado resultado.

Roberto Lucena: Ainda nesse campo de avaliação dos trabalhos do ano de 2009, gostaria de saber como é que está a administração Marília Dias em Macaíba, nesse primeiro ano.
Uma avaliação desprendida, uma das marcas da prefeita é o desprendimento, ela não tem medo nem de acertar nem de errar, e tem acertado muito, inclusive nesse final de semana agora. Toda a rede municipal, totalizando 12.500 alunos, recebeu o kit escolar, da meia a camisa. Meia, tênis, camisa, bolsa, calça, até um copinho as crianças receberam pra evitar virose, esse tipo de coisa. Essa é uma marca importante dela e eu não conheço nenhum prefeito de Macaíba que tenha feito essa ação para o município na questão da educação. E o vereador tinha que ter disponibilidade, porque as mães das comunidades mais carentes, sempre pediam muito, cadernos pra os filhos, canetas, lápis e hoje, graças a Deus, tivemos nesse sábado e domingo 12.500 alunos recebendo esse material escolar. Inclusive todas as escolas estão com as despensas cheias para as merendas, e merendas de boa qualidade, inclusive.

CC: Quando a prefeita Marília esteve aqui nesse mesmo Alpendre, a gente perguntou pra ela como era ser marinheira de primeira viagem, porque foi a primeira eleição que ela disputou. Ela admitiu ter ficado nervosa, ter se perguntado, mostrou bastante humildade. O fato dela ser marinheira de primeira viagem, você acha que pode ter contribuído para que logo no início da administração ela tenha esse desejo de trabalhar?
Marília tem muita energia, é uma mulher muito desprendida. Quando quer uma coisa ela vai buscar, e foi buscar logo. Nos primeiros seis meses do governo, ela já tinha ido duas vezes a Brasília, e eu acredito muito que Brasília é onde acontece tudo no nosso país. E o prefeito que tiver uma boa assessoria em Brasília consegue viabilizar muitos recursos para seu município. Os prefeitos precisam ir a Brasília.

RL: Como está a relação do Poder Executivo com a Câmara? Tendo em vista que foram eleitos alguns vereadores de oposição, mas parece-me que não existe mais oposição na Câmara.
Existe, existe uma oposição. O vereador tem algumas prerrogativas básicas, que é fiscalizar, assessorar, às vezes julgar o Executivo, são as três mais importantes. Então, assim, os vereadores que fazem oposição ajudam. Na maioria dos projetos eu faço questão que eles analisem o projeto pra gente poder votar e eles questionam coisas muito relevantes. Então a oposição existe, mas não atrapalha no crescimento de forma alguma.

CC: Tendo em vista a boa avaliação da administração da prefeita Marília e o rompimento que houve no ano passado entre a prefeita e o ex-prefeito Fernando Cunha, como está a situação do ex-prefeito?
A gente não pode dizer aqui que o prefeito Fernando não fez uma boa administração, porque ele fez. Como está a situação dele? Eu não posso falar por ele. Ele está no hospital trabalhando. Ele é médico, está exercendo sua atividade profissional. Ele colocou ordem, quando assumiu no ano 2000. A tributação, por exemplo, não tinha um computador, os investidores muitos deles pagavam duas vezes os tributos. Hoje é tudo diferente. Quando alguém paga os seus tributos, vai lá para o banco de dados. Isso começou com ele, ele deu essa estruturação, deixou sua marca na saúde, teve um papel fundamental no município. E Marília continuou as coisas boas na saúde que já tinham e agora está ampliando, ampliando para a educação. A ZPE (Zona de Processamento e Exportação) está para chegar em Macaíba. Como a ZPE vai chegar em Macaíba sem ter pessoal capacitado? Então, esse investimento na educação é exatamente para ter os jovens, os adolescente capacitados para entrarem no mercado e suprirem as necessidades das empresas que irão chegar.

CC: Presidente, falando agora sobre futuro político, quais são os projetos?
Meu projeto é terminar meu mandato de presidente da Câmara. Preciso, até 2012, construir a sede do Legislativo. Quem vai dizer meu projeto político vai ser a avaliação que o povo vai fazer no decorrer desse mandato.

RL: Falando das eleições deste ano. A prefeita já anunciou seu candidato a deputado estadual. E o senhor, já sabe em quem vai votar? Vai acompanhar a prefeita?
A gente tem uma parceria grande com nossa prefeita. A gente está conversando. O Legislativo, o Executivo, estão conversando sobre o que será melhor pra Macaíba. Então os candidatos que forem melhores pra Macaíba, nosso grupo vai votar e vamos dar a vitória. A nossa intenção é votar em quem é melhor pra Macaíba.

RL: Com relação a esse problema que o PMDB vive internamente, essa divisão que já ocorre a algum tempo entre o senador Garibaldi e o deputado Henrique. Como o senhor analisa? O senhor é mais Garibaldi ou Henrique?
Eu acho que os dois estão buscando suas sobrevivências. Não tem essa de mais um ou outro. Eu sou mais PMDB. Acho difícil a posição do senador Garibaldi que combateu esse grupo que está no governo, então acho difícil pra ele e para o povo entender esse apoio. O deputado Henrique é a maior liderança que a Câmara Federal tem, que o presidente Lula pode contar. Aí Lula pede para Henrique dar apoio ao governo local que tem também dado a sua retribuição ao apoio a Lula. Então os dois estão buscando sua sobrevivência, são grandes parlamentares.