>>> ZPE de Macaíba será discutida na quarta

A criação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Macaíba pode começar a virar realidade na quarta-feira da próxima semana. O assunto deverá fazer parte da pauta da reunião do Conselho Nacional das ZPEs, marcada para o próximo dia 31, e havendo a aprovação da criação dessa área durante o encontro, o início de sua instalação efetiva passará a depender apenas da sanção do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Políticos e representantes do setor industrial do Rio Grande do Norte, contam com a avalização da área daqui a uma semana e acreditam que esse é um projeto de extrema importância para o fortalecimento da economia do estado.

O deputado federal Henrique Eduardo Alves diz estar confiante na aprovação da ZPE de Macaíba durante a primeira reunião do Conselho Nacional em 2010. Tanto que Alves tem planos de viabilizar uma visita do presidente Lula ao Rio Grande do Norte em breve, para que ele sancione, a criação dessa ZPE em um ato formal, juntamente com a área já aprovada para operar no Vale do Açu.

Apesar de revelar a intenção de trazer o presidente ao estado, o deputado fala que ainda não pode estimar uma data provável para que isso ocorra, uma vez que a vinda de Lula ao RN só será tratada após a reunião do conselho. “O mais importante para o RN não é que o presidente o visite, mas que ele aprove a criação das duas ZPEs. Vou trabalhar para que isso se torne realidade nos próximos meses”, destaca.

Quem também declara acreditar na aprovação do distrito industrial voltado à exportação em Macaíba, no próximo dia 31 de março, é o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Francisco de Paula Segundo. Na visão dele, apoiar a criação de ZPEs no estado é essencial, uma vez que as áreas trarão emprego e renda para o estado, fortalecendo a economia potiguar. “Seria muito bom que o presidente viesse sancionar os projetos de Macaíba e do Vale do Açu conjuntamente, pois acredito que isso ainda não ocorreu no caso da ZPE do Sertão por questões burocráticas”, afirma o titular da Sedec.

A mesma expectativa é demonstrada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Flávio Azevedo, ao afirmar que, como colaborador do projeto, espera ver a criação da ZPE de Macaíba entrar na pauta da reunião do Conselho Nacional das ZPEs, com sua consequente aprovação.

Azevedo lembra que o estudo para a implantação da área no município de Macaíba é o mais antigo, entre todos os levantamentos feitos acerca da viabilização de uma ZPE em solo brasileiro, datando de 1988. De acordo com ele, a Fiern colaborou com estudos de viabilidade, identificando como lugar ideal para a implantação um terreno pertencente à administração municipal. “Mas houve um atraso no processo de criação e quando decidiu-se efetivamente implantá-la, o terreno não estava mais disponível, sendo preciso irmos em busca de outro local. Agora já existe um novo terreno disponível e podemos dar andamento ao projeto”, conta o presidente da Fiern.

Fonte: tribuna do norte